Anteprojeto de Design de Interiores de um berçário para crianças de até três anos de idade em uma Igreja Evangélica de João Pessoa – PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n43p99-113Palavras-chave:
Berçário, Criança, Método Montessori, Desenvolvimento infantil, Projeto de interiores.Resumo
O método Montessori estimula a autonomia e a liberdade, auxiliando a criança em seu desenvolvimento pessoal e educacional, daí a necessidade de se ter um ambiente físico que contribua para o sucesso na aplicação dessa metodologia. Nesse contexto, o presente estudo objetivou desenvolver um anteprojeto de design de interiores aplicado às salas de atividades e de repouso de um berçário para crianças de até três anos de idade, localizado em uma igreja evangélica na cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi desenvolvido com base nas diretrizes do método Montessori, observando as orientações da Vigilância Sanitária, os parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil e o Código de Obras de João Pessoa, e ainda os princípios da antropometria, psicologia das cores e os aspectos qualitativos da iluminação artificial. A metodologia da pesquisa foi estabelecida a partir do levantamento bibliográfico e coleta de dados que serviram de base para elaboração do programa de necessidades, definição do conceito e estudo preliminar, para, então, possibilitar o desenvolvimento do anteprojeto dos ambientes. O resultado obtido foi a criação de ambientes lúdicos, adequados e seguros ao desenvolvimento infantil, que atendem às exigências do método Montessori e dos parâmetros normativos vigentes.
Downloads
Referências
ANDRADE, Gabriella Cristine Almeida de. Anteprojeto de Design de Interiores de um quarto para criança adotando o Método Montessori. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf. Acesso em: 17 maio 2018.
CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA (COSEMS-PB). Tabela de peso e altura. 06 maio 2013. Disponível em: http://cosemspb.org/tabela-de-peso-e-altura/. Acesso em: 17 maio 2018.
FERREIRA, Rosângela Carvalho. Percepção Visual – O Fenômeno da Luz e da Cor. Pegasus Portal, maio 2008. Disponível em: http://pegasus.portal.nom.br/percepcao-visual/. Acesso em: 18 maio 2018.
LACY, Marie Louise. O poder das cores no equilíbrio dos ambientes. Tradução: Carmen Fischer. São Paulo: Pensamento, 2011.
LIMA, Mariana Regina Coimbra. Percepção Visual Aplicada à Arquitetura e à Iluminação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (PBH). Orientações da Vigilância Sanitária para Instituições de Educação Infantil. Belo Horizonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://pt.slideshare.net/projetocrechesegura/orientaes-da-vigilncia-sanitria-para-instituies-de-educao-infantil-57659941. Acesso em: 17 maio 2018.
PINTO, Flávia Bizzoto Ferreira. Dicas preciosas em Iluminação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.
RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Organização e tradução: Danilo Di Manno de Almeida, Maria Leila Alves. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4679.pdf. Acesso em: 17 maio 2018.
SALOMÃO, Gabriel M. A decoração do quarto da criança: um caso de amor. Lar Montessori, 23 jan. 2013. Disponível em: https://larmontessori.com/2013/01/23/a-decoracao-do-quarto-da-crianca-um-caso-de-amor/. Acesso em: 17 maio 2018.
______. Montessori e concentração. Lar Montessori, 29 jul. 2014c. Disponível em: https://larmontessori.com/2014/07/29/montessori-e-concentracao/. Acesso em: 17 maio 2018.
______. Os sussurros do ambiente. Lar Montessori, 9 fev. 2014a. Disponível em: https://larmontessori.com/2014/02/09/os-sussurros-do-ambiente/. Acesso em: 17 maio 2018.
______. Primeiros passos de Montessori em casa. Lar Montessori, 24 nov. 2016. Disponível em: https://larmontessori.com/2016/11/24/primeiros-passos-de-montessori-em-casa/. Acesso em: 17 maio 2018.
______. Segurança no ambiente preparado. Lar Montessori, 15 jul. 2014b. Disponível em: https://larmontessori.com/2014/07/15/seguranca-no-ambiente-preparado/. Acesso em: 17 maio 2018.
WEBER, Lídia Natalia Dobrianskyj et al. Filhos em creches no século XXI e os sentimentos das mães. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 44, p. 45-54, jan./mar. 2006. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PA/pdf/?dd1=137. Acesso em: 17 maio 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.