Concepções e atitudes a respeito de avaliação da aprendizagem em química: análise no ensino técnico integrado
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n33p116-123Palavras-chave:
Avaliação, Instrumento avaliativo, Ensino Técnico IntegradoResumo
A avaliação é uma tarefa didática necessária e constante do trabalho docente, sendo uma importante ferramenta no processo de ensino, e que pode ser realizada por vários instrumentos. Nesta visão, o presente trabalho teve por objetivo verificar como discentes e docentes percebem e agem a respeito desta temática, mais especificamente na disciplina de Química, e quais são os instrumentos mais utilizados na avaliação da aprendizagem discente. O estudo foi realizado utilizando como amostra indivíduos do Curso Técnico em Biocombustíveis Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Apodi. Os resultados revelaram que são utilizados diferentes instrumentos na avaliação, mas a grande predominância ainda é a prova escrita, mesmo sendo elencadas diversas outras formas mais interativas. É importante que se perceba a relação da avaliação como parte essencial da ação docente e que quanto mais diversificada mais será adequada como meio de análise do aprendizado.
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