- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Concepções e atitudes a respeito de avaliação da aprendizagem em química: análise no ensino técnico integrado
Resumo
A avaliação é uma tarefa didática necessária e constante do trabalho docente, sendo uma importante ferramenta no processo de ensino, e que pode ser realizada por vários instrumentos. Nesta visão, o presente trabalho teve por objetivo verificar como discentes e docentes percebem e agem a respeito desta temática, mais especificamente na disciplina de Química, e quais são os instrumentos mais utilizados na avaliação da aprendizagem discente. O estudo foi realizado utilizando como amostra indivíduos do Curso Técnico em Biocombustíveis Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Apodi. Os resultados revelaram que são utilizados diferentes instrumentos na avaliação, mas a grande predominância ainda é a prova escrita, mesmo sendo elencadas diversas outras formas mais interativas. É importante que se perceba a relação da avaliação como parte essencial da ação docente e que quanto mais diversificada mais será adequada como meio de análise do aprendizado.
Palavras-chave
Avaliação; Instrumento avaliativo; Ensino Técnico Integrado
Texto completo:
Referências
ALVES, J. P. Atividade Experimental: uma alternativa na concepção Construtivista. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 8., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2002. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/COCD6_2.pdf. Acesso em: 04 fev. 2015
BOUGHTON, D.; CINTRA, A. H. R. Avaliação: da teoria à prática. In: BARBOSA, A. M. (Org.). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1996.
CORSETTI, B. et al. Professor x avaliação: uma reflexão sobre suas práxis. Cadernos da FAFIMC, Viamão, n. 26, p. 69-65, 2001.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
FIRME, T. P. Avaliação apreciativa: uma visão desafiadora da realidade. In: MELO, Marcos Muniz (Org.). Avaliação na educação. Pinhais, PR: Ed. Melo, 2007
HADJI, C. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação, mito & desafio: uma perspectiva construtivista em avaliação. 44. ed. Porto Alegre: Medição, 2014.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LUNETTA, V. N. Actividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação, v. 2, n. 1, p. 81-90, 1991.
MENEGHEL, S.M.; KREISCH, C. Concepções de avaliação e práticas avaliativas na escola: entre possibilidades e dificuldades. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3393_1920.pdf. Acesso em: 06 fev. 2016
POLIDORI, M. M. et al. O impacto da avaliação (diagnóstica) nos familiares de crianças com deficiência. Competência, v. 4, n. 2, p. 11-29, 2011.
SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio a teoria e a prática da avaliação e reformulação de currículo. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUZA, N. A. BORUCHOVITCH, E. Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelações na formação de professores. Educação Temática Digital, v. 10, p. 214-227, 2009.
Visitas a este artigo: 2873
Total de downloads do artigo: 2143