Geometria plana: um estudo sobre o quadrado com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sob a ótica da Teoria de Van Hiele
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n33p50-57Palavras-chave:
Conhecimentos Geométricos, Figuras Poligonais e não poligonais, Quadrado, Teoria de Van HieleResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o nível de conhecimentos geométricos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, por meio do estudo do quadrado, mediado pela Teoria de Van Hiele, a qual tem o intuito de verificar o nível de conhecimentos geométricos por meio de cinco níveis de compreensão de maneira hierárquica. Além disso, serve como aporte para o professor organizar as suas aulas e identificar as lacunas existentes acerca dos conhecimentos geométricos que os alunos possuem, mediante um conteúdo, em especial o da geometria plana. Abordamos uma metodologia qualitativa com caráter diagnóstico. Participaram deste trabalho 26 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada no município de São Vicente Férrer-PE. Neste trabalho, utilizamos duas questões de um teste. A primeira questão apresentou um conjunto de figuras poligonais e não poligonais, objetivando que os alunos identificassem os quadrados, a partir da sua forma física. Já a segunda questão teve como objetivo verificar se os alunos citavam as propriedades dos quadrados, expondo um maior conhecimento desta figura geométrica. De acordo com os protocolos apresentados pelos discentes, a primeira questão – que remetia à identificação do quadrado a partir de sua forma física – apresentou um alto índice de acertos. A segunda questão, que se referia às propriedades do quadrado, apresentou um baixo índice de acerto. Diante de nossas análises, podemos verificar que, na identificação dos quadrados por meio de sua forma física, não há indícios de dificuldades pelos alunos, mas existe certa fragilidade para citar suas propriedades. De maneira geral, portanto, analisamos os protocolos dos alunos, segundo os níveis de compreensão da Teoria de Van Hiele, constatando que estes correspondem ao nível da análise, pois estão progredindo na percepção de conhecimentos geométricos, em especial na figura do quadrado.
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