Geometria plana: um estudo sobre o quadrado com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sob a ótica da Teoria de Van Hiele

Franklin Fernando Ferreira Pachêco

ORCID iD Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (FADIMAB) Brasil

Gisele Ferreira Pachêco

ORCID iD Universidade de Pernambuco (UPE) Brasil

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o nível de conhecimentos geométricos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, por meio do estudo do quadrado, mediado pela Teoria de Van Hiele, a qual tem o intuito de verificar o nível de conhecimentos geométricos por meio de cinco níveis de compreensão de maneira hierárquica. Além disso, serve como aporte para o professor organizar as suas aulas e identificar as lacunas existentes acerca dos conhecimentos geométricos que os alunos possuem, mediante um conteúdo, em especial o da geometria plana. Abordamos uma metodologia qualitativa com caráter diagnóstico. Participaram deste trabalho 26 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada no município de São Vicente Férrer-PE. Neste trabalho, utilizamos duas questões de um teste. A primeira questão apresentou um conjunto de figuras poligonais e não poligonais, objetivando que os alunos identificassem os quadrados, a partir da sua forma física. Já a segunda questão teve como objetivo verificar se os alunos citavam as propriedades dos quadrados, expondo um maior conhecimento desta figura geométrica. De acordo com os protocolos apresentados pelos discentes, a primeira questão – que remetia à  identificação do quadrado a partir de sua forma física – apresentou um alto índice de acertos. A segunda questão, que se referia às propriedades do quadrado, apresentou um baixo índice de acerto. Diante de nossas análises, podemos verificar que, na identificação dos quadrados por meio de sua forma física, não há indícios de dificuldades pelos alunos, mas existe certa fragilidade para citar suas propriedades. De maneira geral, portanto, analisamos os protocolos dos alunos, segundo os níveis de compreensão da Teoria de Van Hiele, constatando que estes correspondem ao nível da análise, pois estão progredindo na percepção de conhecimentos geométricos, em especial na figura do quadrado. 

Palavras-chave


Conhecimentos Geométricos; Figuras Poligonais e não poligonais; Quadrado; Teoria de Van Hiele


Texto completo:

Referências


ALVES, G. S.; SAMPAIO, F. F. O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 5, p. 69-76, 2010.

BENITES, J. R. Estudo de caso utilizando o modelo de pensamento geométrico dos Van Hiele. 2010. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2010.

COSTA, A. P. A construção do conceito de quadriláteros notáveis no 6º ano do ensino fundamental: um estudo sob a luz da teoria vanhieliana. 2016. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

COSTA, A. P.; CÂMARA DOS SANTOS, M. Aspectos do pensamento geométrico demonstrados por estudantes do Ensino Médio em um problema envolvendo o conceito de quadriláteros. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14. 2015, Chiapas. Anais... Chiapas: CIAEM, IACEME, 2015. Disponível em: http://xiv.ciaemredumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/525/240. Acesso em: 09 ago. 2016.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 002, p. 221- 236, 2003.

DESLANDES, S. F. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, R. R. Um estudo do pensamento geométrico de professores das séries iniciais do ensino fundamental segundo o modelo de Van Hiele. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática para Professores: Ênfase em Geometria) – Departamento e matemática, especialização para professores, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

INOUE, R. K. M. O processo de formação do conceito de quadriláteros, envolvendo alunos de uma 6ª série do Ensino Fundamental. 2004. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Do Vale Do Itajaí, Itajaí, 2004.

LOPES, M. L. M. L.; NASSER, L. Geometria: na era da imagem e do movimento. Rio de Janeiro: Projeto Fundão IM/UFRJ, 2005.

MAIA, É. J.; PROENÇA, M.C. Repensando a formação de conceitos geométricos em sala de aula. In: EPREM- ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12. 2014, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: UEM, 2014. Disponível em: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/MINICURSOS/titulo/MC023.pdf. Acesso em: 08 set. 2016.

MARTINS, L. F. Motivando o ensino da Geometria. 2008. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Curso de pós-graduação especialização em educação matemática, Universidade do Extremo Sul Catarinense- Unesc, Criciúma, 2008.

NOGUEIRA, V. L. Uso da geometria no cotidiano. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1850-8.pdf. Acesso em: 19. set. 2016.

PEDRO, C. R. A compreensão de conceitos geométricos em acadêmicas do 7º período de pedagogia. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.

PEREIRA, M. R. O. A geometria escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono de seu ensino. 2001. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, 2001.

RODRIGUES, A. C. O modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. 2016. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Católica de Brasília. Disponível em: http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22007/AlessandraCoelhoRodrigues.pdf. Acesso em: 17. set. 2016.

SANT’ANA, E. C. Geometria segundo o modelo de Van Hiele: Uma análise do nível de pensamento geométrico dos alunos ao final do Ensino Fundamental. 2009. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Centro Universitário La Salle, Canoas, 2009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n33p50-57

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2875

Total de downloads do artigo: 2572