Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma web para gerenciamento e suporte a trabalhos de conclusão de curso
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2025id9100Palavras-chave:
escala de usabilidade de sistemas, monografia de graduação, pesquisa-ação, plataforma web, usabilidadeResumo
O desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) representa uma etapa crucial na formação acadêmica, caracterizada por desafios como a seleção de um tema relevante, a escolha de um orientador e a organização de um cronograma. Na maioria dos casos, as instituições de ensino superior não oferecem uma estrutura unificada para o gerenciamento dessas atividades, o que pode levar a atrasos, desmotivação e até mesmo à evasão dos alunos. Nesse contexto, este estudo apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma plataforma web chamada e-TCC, projetada para gerenciar e dar suporte a esses projetos, fundamentada nos princípios da engenharia de software e da interação humano-computador. O objetivo principal foi projetar, desenvolver e avaliar uma ferramenta capaz de auxiliar orientadores e alunos, melhorando o monitoramento, a qualidade e a conclusão bem-sucedida dos projetos finais. A plataforma foi desenvolvida por meio de três ciclos de pesquisa-ação, envolvendo levantamento de requisitos, implementação do software e avaliação do produto final. A metodologia também incluiu grupos focais com três a cinco professores, visando validar protótipos e funcionalidades da versão inicial do sistema. Além disso, testes de usabilidade com feedback qualitativo e o instrumento System Usability Scale (SUS) foram utilizados para avaliar a usabilidade percebida por professores e alunos. As principais áreas de melhoria estão relacionadas à visibilidade de elementos específicos da interface. Por outro lado, os testes de usabilidade demonstraram ampla aceitação pelos usuários, com uma pontuação SUS média de 85,6, classificada como "Excelente". Em conclusão, o e-TCC demonstrou ser uma ferramenta eficaz para a gestão de projetos finais de graduação, com potencial para atualizações futuras, como a adição de um recurso de ajuda interativa e o refinamento dos elementos da interface para aprimorar a usabilidade, conforme sugerido pelos usuários, bem como para uma aplicação mais ampla em outras instituições de ensino superior.
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