Intencionalidade: o que tem sido publicado sobre o tema?
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2025id9090Palavras-chave:
contexto educacional, educação, ensino, intencionalidade compartilhada, revisão sistemática de literaturaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o termo intencionalidade, que abrange múltiplas concepções teóricas que fazem parte da definição do que significa ser humano. A intencionalidade também está inserida no desenvolvimento do processo de aprendizagem do indivíduo no contexto escolar, tornando sua investigação relevante para pesquisadores nas áreas de Educação e Ensino. A revisão seguiu as oito etapas propostas por Okoli (2019), que, em resumo, incluem duas fases de planejamento, duas fases de seleção do material, duas fases de extração de dados e duas fases de execução, utilizando o termo "intencionalidade" como palavra-chave norteadora. Por meio desse processo, foram identificados 59 artigos publicados entre 2013 e 2024 que forneceram definições de intencionalidade. Os resultados revelaram duas categorias de definições: Direta e Indireta, baseadas nas perspectivas teóricas apresentadas nos estudos analisados. A categoria Direta inclui definições explicitamente atribuídas a autores específicos, enquanto a categoria Indireta compreende definições subjetivas, moldadas pelo contexto da pesquisa. Além disso, foram identificados diversos temas relacionados à intencionalidade, incluindo Pensamento, Fenomenologia, Intenção, Consciência, Comunicação, Cognição, Linguagem, Cultura e Objeto, sendo este último o mais predominante durante a análise. Esses achados ampliam as interpretações sobre intencionalidade acerca dos temas identificados, contribuindo para a discussão em curso sobre a construção do conceito, ao mesmo tempo em que evidenciam limitações e enfatizam a necessidade de novas pesquisas sobre intencionalidade e sua relação com o contexto educacional. Portanto, a principal contribuição desta revisão para o campo da Educação e do Ensino reside em possibilitar, por meio das diferentes definições de intencionalidade, reflexões sobre seu papel no desenvolvimento humano e sobre seu impacto no ambiente escolar.
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