Educação em Química: ferramentas culturais digitais e estruturas teóricas para o ensino e avaliação da atomística
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2025id9022Palavras-chave:
atomística, educação em química, mapas conceituais, recursos educacionais abertos, teoria da ação mediadaResumo
Este artigo explora a aplicação da Teoria da Ação Mediada de James V. Wertsch ao ensino de estrutura atômica em programas de graduação em química. Utiliza Recursos Educacionais Abertos e mapas conceituais criados com o CmapTools como ferramentas culturais digitais. Este estudo teórico-exploratório revisa a literatura de autores como Wertsch, Vygotsky e Novak, analisando como as ferramentas culturais digitais podem facilitar a internalização, o domínio e a apropriação de conceitos de estrutura atômica. Os resultados mostram que a Teoria da Ação Mediada, ao enfatizar a mediação por meio de ferramentas culturais e a tensão entre indivíduos e instrumentos, fornece um marco sólido para abordar a natureza abstrata da aprendizagem da estrutura atômica. Recursos Educacionais Abertos, com suas licenças abertas e formatos variados, como simulações e animações, juntamente com mapas conceituais digitais, com sua estrutura hierárquica, servem como ferramentas eficazes para o ensino e a avaliação. O estudo conclui que a combinação da Teoria da Ação Mediada, Recursos Educacionais Abertos e mapas conceituais pode aprimorar o ensino da estrutura atômica. No entanto, desafios como a falta de ferramentas culturais digitais específicas e a necessidade de formação e desenvolvimento profissional de professores permanecem. Pesquisas futuras devem se concentrar em avaliações empíricas dessa abordagem em ambientes educacionais reais.
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