- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Aprendizagem e retenção em programação: um estudo no ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Parelhas, Brasil
Resumo
Apesar das inovações acadêmicas proporcionadas pela educação profissionalizante disponibilizada pelos Institutos Federais, o ensino de programação ainda apresenta muitas lacunas. Este estudo investiga as dificuldades enfrentadas no ensino de programação do Curso Técnico Integrado em Informática (CTII) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), câmpus Parelhas. O objetivo é analisar o desempenho dos alunos ao longo dos anos do curso, com foco nas disciplinas de Fundamentos de Lógica e Algoritmos (FLA) e Programação Orientada a Objetos (POO). A metodologia adotada consiste em um estudo qualitativo e quantitativo, que incluiu a aplicação de questionários, entrevistas e uma análise de dados sobre as taxas de reprovação nessas disciplinas nos últimos cinco anos. A pesquisa envolveu 162 discentes, compreendendo 90% da totalidade matriculada no curso. Os testes aplicados abordaram tarefas com diferentes níveis de competência exigidos pela programação. Os resultados revelam um desempenho baixo, com a média de pontuação dos alunos abaixo dos 50% em todas as turmas participantes. Dentre as principais dificuldades citadas pelos estudantes, destacam-se a interpretação deficiente, o esquecimento de conceitos básicos e problemas na resolução de tarefas simples. Esses desafios são corroborados pela taxa de reprovação significativa na disciplina de Fundamentos de Lógica e Algoritmos (FLA), atingindo 17,5% ao ano, a mais alta entre as matérias analisadas. As entrevistas educacionais diagnosticaram as principais estratégias, recursos e experiências profissionais associadas aos discentes com alta retenção das habilidades. Os dados obtidos contribuem para a compreensão das dinâmicas de aprendizagem e para o desenvolvimento de estratégias de ensino mais engajadoras.
Palavras-chave
avaliação de habilidades; desempenho educacional; ensino de programação; estratégias de aprendizagem; retenção acadêmica
Texto completo:
Referências
ANDRADE, J. C. S.; OLIVEIRA, C. H. R.; OLIVEIRA, F. B.; ANGELOS, J. S.; SCHIMIDT, M. Q. Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino de programação: revisão sistemática de literatura. Terrae Didatica, v. 19, e023041, 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674408.
ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 95-103, 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-70432013000200009&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: Agosto de 2024.
BENNEDSEN, J.; CASPERSEN, M. E. Failure rates in introductory programming: 12 years later. ACM in Roads, v. 10, n. 2, p. 30-36, 2019. DOI: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3324888.
BLATT, L.; BECKER, V.; FERREIRA, A. Mapeamento sistemático sobre metodologias e ferramentas de apoio para o ensino de programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23., 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2017. p. 815-824. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.815.
CARDOSO, R.; ANTONELLO, S. L. Interdisciplinaridade, programação visual e robótica educacional: relato de experiência sobre o ensino inicial de programação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2015), 4., 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2015. p. 1255-1262. Disponível em: https://walgprog.gp.utfpr.edu.br/2015/assets/arquivos/S1A5-article.pdf. Acesso em: 26 ago. 2024.
MARTINS, O. A., S.; SILVA, M. R.; ALMEIDA, V. S. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa na aprendizagem. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5701. Acesso em: 26 ago. 2024.
GOUVEIA, T.; ALBUQUERQUE, K. M. M.; OLIVEIRA, J. D.; MACIEL, V. M. B. C. C073: ferramenta para apoio ao ensino de programação usando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, v. 60, n. 1, p. 70-87, mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5942.
LIMA JUNIOR, J. S. Uma análise das dificuldades de aprendizagem da Lógica de Programação no Curso Técnico Integrado em Informática do IFBA - Campus Jacobina. 2021. Monografia (Licenciatura em Computação) – Instituto Federal da Bahia, Jacobina, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/131. Acesso em: agosto de 2024.
KRZYZANOWSKI, L.; BELETI JUNIOR, C. R.; SANTIAGO JUNIOR, R. M.; TOSTES, R. A. Ensino de programação: um estudo preliminar nos cursos de licenciatura em Computação no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2019), 8., Brasília, 2019. Anais [...]. Brasília: SBC, p. 21-30, 2019. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wcbie/article/view/8943. Acesso em: maio de 2023.
KELLER, J. M. Motivational design for learning and performance: the ARCS model approach. New York: Springer, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-1250-3.
LAHTINEN, E.; ALA-MUTKA, K.; JÄRVINEN, H.-M. A study of the difficulties of novice programmers. ACM SIGCSE Bulletin, v. 37, n. 3, p. 14-18, 2005. DOI: https://doi.org/10.1145/1151954.1067453.
LISTER, R.; ADAMS, E. S.; FITZGERALD, S.; FONE, W.; HAMER, J.; LINDHOLM, M.; MCCARTNEY, R.; MOSTROM, J. E.; SANDERS, K.; SEPPALA, O.; SIMON, B.; THOMAS, L. A multi-national study of reading and tracing skills in novice programmers. ACM SIGCSE Bulletin, v. 36, n. 4, p. 119-150, 2004. DOI: https://doi.org/10.1145/1041624.1041673.
MARINHO, A. R. S. Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1472. Acesso em: agosto de 2024.
MARTINS, S. W.; MENDES, A. J.; FIGUEIREDO, A. D. Comunidades de investigação em programação: uma estratégia de apoio ao aprendizado inicial de programação. Revista Iberoamericana de Tecnologias de Aprendizagem (IEEE-RITA), v. 5, n. 1, p. 39-46, 2010.
MCCRACKEN, M.; ALMSTRUM, V.; DIAZ, D.; GUZDIAL, M.; HAGAN, D.; KOLIKANT, Y. B.-D.; LAXER, C.; THOMAS, L.; UTTING, I.; WILUSZ, T. A multi-national, multi-institutional study of assessment of programming skills of first-year CS students. In: WORKING GROUP REPORTS FROM ITICSE ON INNOVATION AND TECHNOLOGY IN COMPUTER SCIENCE EDUCATION (ITiCSE-WGR 2001), 2001, Canterbury. Proceedings […]. ACM: Canterbury, p. 125-180. DOI: https://doi.org/10.1145/572133.572137.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
PEREIRA, F. D.; SOUZA, L. M.; OLIVEIRA, E. H. T.; OLIVEIRA, D. B. F.; CARVALHO, L. S. G. Predição de desempenho em ambientes computacionais para turmas de programação: um mapeamento sistemático da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31., 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2020. p. 1673-1682. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1673.
SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Ed. UNIVATES, 2018. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/256. Acesso em: agosto de 2024.
SOUZA, D. M.; BATISTA, M. H. S.; BARBOSA, E. F. Problemas e dificuldades no ensino de programação: um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, p. 39-52, 2016. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/3317. Acesso em: agosto de 2024.
SOUZA, L. F. N. I. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar em Revista, n. 36, p. 95-107, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602010000100008&script=sci_abstract. Acesso em: 26 ago. 2024.
VIANA, G.; LOPES, A.; PORTELA, C.; OLIVEIRA, S. Um survey sobre a aprendizagem de programação no curso de sistemas de informação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27., 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2019. p. 161-175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6627.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Visitas a este artigo: 154
Total de downloads do artigo: 75