Articulação da reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2447-9187a2024id8544

Palavras-chave:

articulação, diretrizes curriculares nacionais, educação por competências, fórum de coordenadores, reformulação do PPC

Resumo

Os cursos de Engenharia no Brasil estão passando por reformulações seguindo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Engenharia e as Diretrizes para Extensão no Ensino Superior. O processo de adaptação enfrenta diversos desafios, pois envolve mudanças na organização do curso e desafios institucionais que impactam seu processo. O Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece 10 cursos de graduação, sendo 8 em Engenharia. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação do Centro de Tecnologia (FCG/CT) da UFPB, criado como uma ferramenta de articulação na gestão acadêmica, considerando os desafios institucionais enfrentados na implementação das novas diretrizes nos cursos de Engenharia. As atividades do Fórum tiveram início em 2021, com a participação de coordenadores de curso, orientadores de graduação e extensão e convidados. Os temas dos encontros foram selecionados com base nas demandas dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Os resultados foram obtidos por meio de observação direta, utilizando o Fórum como ferramenta metodológica de gestão acadêmica. Os encontros do Fórum permitiram identificar os principais obstáculos e soluções comuns entre os cursos. O curso de Engenharia de Alimentos, que iniciou sua reformulação do Projeto Pedagógico do Programa (PPC) antes da criação do Fórum, foi utilizado como exemplo, tendo enfrentado desafios como insuficiência orçamentária institucional e demandas estruturais decorrentes da metodologia "aprender fazendo". Constatou-se que a articulação promovida pela FCG/CT facilitou o trabalho das Coordenações de Curso e dos NDEs na atualização dos PPCs, abordando aspectos como exigências legais, diálogo com chefes de departamentos de outros centros, apoio na disseminação de estratégias para acreditação de atividades de extensão, entre outros. Nesse contexto, a gestão acadêmica representada pela FCG/CT teve papel fundamental não apenas no atendimento às exigências educacionais, mas também no fomento ao diálogo entre pares na busca pela formação do futuro engenheiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEHAR, P. A.; SCHNEIDER, D. Modelos pedagógicos e competências em educação a distância: a construção do MP-CompEAD. Revista da Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 59/2, p. 504-524, maio/ago, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3832. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e [...].. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília, 2019. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN22019.pdf. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 01, de 29 de dezembro de 2020. Dispõe sobre prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) durante a calamidade pública provocada pela pandemia da COVID-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Assunto: Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN12020.pdf. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 01, de 26 de março de 2021. Altera o Art. 9°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2019 e o Art. 6°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Brasília: Ministério da Educação, 26 mar. 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3492/resolucao-cne-ces-n-1. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 147, de 2 de fevereiro de 2007. Dispõe sobre a complementação da instrução dos pedidos de autorização de cursos de graduação em direito e medicina. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria147.pdf. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Parecer CONAES Nº 04 de 17 de junho de 2010. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6884-parecer-conae-nde4-010&category_slug=outubro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 jul. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9. 394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 ago. 2024.

CASSEMIRO, K.; HENRIQUE, A. L. S. Para onde apontam as atuais diretrizes curriculares? Um olhar sobre as DCNs de Engenharia. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 656-683, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n3.04.

DUARTE JUNIOR, F., SOUZA, A. L. L. Estudo da demanda de mercado em sites de anúncios de emprego e estágio para as áreas de Engenharia de Produção. International Journal of Professional Bussiness Review, v. 8, n. 9, e03849, 2023. DOI: https://doi.org/10.26668/businessreview/2023.v8i9.3849.

DOCUMENTO de apoio à implantação das DCNs do curso de graduação em engenharia. Confederação Nacional da Indústria, Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Instituto Euvaldo Lodi, Conselho Nacional de Educação, Associação Brasileira de Educação em Engenharia, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. – Brasília: CNI, 2020. Disponível em: https://www.abenge.org.br/file/DocumentoApoioImplantacaoDCNs.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.

GARBIN, F. G. B.; ALBANO, C. S. Curricularização da Extensão nas Engenharias da UNIPAMPA: um estudo comparativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2023), 51., 2023, Rio de Janeiro. Anais [...]. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_artigos.php?cod_trab=4185. Acesso em: 05 ago. 2024.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e à distância. Reconhecimento e renovação de reconhecimento. Brasília: INEP. 2017, 54p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.

LIMA, R. M.; MESQUITA, D.; ROCHA, C. Professionals’ demands for Production Engineering: analysing areas of professional practice and transversal competences. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH (ICPR 22), 22., Foz do Iguaçu, 2013. Anais […]. 2013.

LINS JUNIOR, P. R.; VASCONCELOS, A. C. F.; TONINI, A.; LOPES, R. D.; PAULA, I. C.; CANTO, A.; CATEN, C. T.; BOER, F. G. et al. Inovação como uma competência transversal na formação em engenharia e tecnologia. In: OLIVEIRA, V. F.; MATTASOGLIO NETO, O.; TOZZI, M. J. (ed.). Desafios da Educação em Engenharia: processos de ingresso, perfil do professor, aprendizagem multidisciplinar, inovação e proposições. Brasília: ABENGE, Cap. 5, p. 178-197, 2016. Disponível em: https://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/21/LivroSD2015.pdf. Acesso em: 24 ago. 20204.

LOCHE, L. Modelo de competências no ensino superior: teatro ou realidade? ABMES Blog, 2012. Disponível em: https://abmes.org.br/blog/detalhe/3404/modelo-de-competencias-no-ensino-superior-teatro-ou-realidade-. Acesso em: 24 ago. 2024.

MÜLBERT, A. L. Proposta de um sistema de informações para a gestão acadêmica de cursos de graduação: o caso da UNISUL. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81705. Acesso em: 24 ago. 2024.

NASCIMENTO, J. D.; SANTOS JÚNIOR, E. J.; SANTOS, C. L.; GONÇALVES, W. R. B. Implantação dos instrumentos de avaliação do SINAES: o que dizem os projetos pedagógicos de cursos de uma instituição federal de ensino superior. REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 12, n. 21, e83777, 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133883777.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PRADO, F.; SANTOS, R. B. B. Novas DCNs dos cursos de graduação em Engenharia e a perspectiva da avaliação centrada em competências. In: OLIVEIRA, V. F. (org.). A Engenharia e as novas DCNs: oportunidades para formar mais e melhores engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

RELATÓRIO SÍNTESE. Comissão Nacional para Implantação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (CN-DCNs). [S. l]: Confederação Nacional da Indústria, Conselho Nacional de Educação, Associação Brasileira de Educação em Engenharia. 2020. Disponível em: https://www.abenge.org.br/file/RelatorioSintese%20_CN-DCNs_final.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.

SANTOS, G. J. S.; SOUZA, A. C. C.; ORTONCELLI, A. R.; BEAL, F.; OLIVEIRA, R. A. P.; PERATZ, T.; SILVA, R. Currículo por competência: um relato de experiência na reestruturação do projeto pedagógico de um curso de Bacharelado em Engenharia de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31., 2023, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 259-270. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230701.

SOUZA, Z. R. Pressupostos para formação por competências. In: OLIVEIRA, V. Q. S. F. (org.). O sentido das competências no projeto político-pedagógico. 2. ed. Natal: Ed. UFRN, 2004. Disponível em: https://prograd.ufrn.br/documento.php?id=99127866. Acesso em: 24 ago. 2024.

TELLES, F. Um olhar sobre as mudanças e os desafios para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 nos cursos de Engenharia. Revista Thema, v. 22, n. 2, p. 565-583, 2023. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.565-583.2988.

TREVISAN, G. C. A noção de competências na educação profissional: o processo de ensino nos cursos de aprendizagem industrial da unidade do SENAI de Campo Grande-MS. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2009. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8087-a-nocao-de-competencias-na-educacao-profissional-o-processo-de-ensino-nos-cursos-de-aprendizagem-industrial-da-unidade-do-senai-de-campo-grande-ms.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.

UFPB – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n° 02/2022, de 19 de abril de 2022. Dispõe sobre a Política de Creditação da Extensão Universitária nos currículos da graduação em todos os graus (licenciatura, bacharelado e tecnológico) e modalidades (presencial e a distância - EAD) no âmbito da UFPB. João Pessoa: UFPB, 2022. Disponível em: https://proex.ufpb.br/proex/contents/documentos/curricularizacao-da-extensao-documentos/RESOLUON02.2022CONSEPE.pdf. Acesso em: 24 ago. 2024.

UFPB – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Superintendência de Tecnologia da Informação. Gerência de Inteligência Institucional. Dados básicos da Graduação. 2024. Disponível em: https://metabase.ufpb.br/public/dashboard/fb949a9e-8cfe-4a20-bdf1-dec01acfad7d?centro=CT. Acesso em: 24 ago. 2024.

YANAZE, L. K. H.; LOPES, R. D. Transversal competencies of electrical and computing engineers considering market demand. In: 2014 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2014, Madri. Proceedings [...]. Madrid: IEEE, 2014. DOI: https://doi.org/10.1109/FIE.2014.7044169.

Downloads

Edição

Seção

Educação