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Articulação da reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba
Resumo
Os cursos de Engenharia no Brasil estão passando por reformulações seguindo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Engenharia e as Diretrizes para Extensão no Ensino Superior. O processo de adaptação enfrenta diversos desafios, pois envolve mudanças na organização do curso e desafios institucionais que impactam seu processo. O Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece 10 cursos de graduação, sendo 8 em Engenharia. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação do Centro de Tecnologia (FCG/CT) da UFPB, criado como uma ferramenta de articulação na gestão acadêmica, considerando os desafios institucionais enfrentados na implementação das novas diretrizes nos cursos de Engenharia. As atividades do Fórum tiveram início em 2021, com a participação de coordenadores de curso, orientadores de graduação e extensão e convidados. Os temas dos encontros foram selecionados com base nas demandas dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Os resultados foram obtidos por meio de observação direta, utilizando o Fórum como ferramenta metodológica de gestão acadêmica. Os encontros do Fórum permitiram identificar os principais obstáculos e soluções comuns entre os cursos. O curso de Engenharia de Alimentos, que iniciou sua reformulação do Projeto Pedagógico do Programa (PPC) antes da criação do Fórum, foi utilizado como exemplo, tendo enfrentado desafios como insuficiência orçamentária institucional e demandas estruturais decorrentes da metodologia "aprender fazendo". Constatou-se que a articulação promovida pela FCG/CT facilitou o trabalho das Coordenações de Curso e dos NDEs na atualização dos PPCs, abordando aspectos como exigências legais, diálogo com chefes de departamentos de outros centros, apoio na disseminação de estratégias para acreditação de atividades de extensão, entre outros. Nesse contexto, a gestão acadêmica representada pela FCG/CT teve papel fundamental não apenas no atendimento às exigências educacionais, mas também no fomento ao diálogo entre pares na busca pela formação do futuro engenheiro.
Palavras-chave
articulação; diretrizes curriculares nacionais; educação por competências; fórum de coordenadores; reformulação do PPC
Texto completo:
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