O caráter sociopolítico da língua inglesa: a interculturalidade e suas implicações na formação identitária dos alunos

Ana Maria Lourenço de Andrade

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Luiz Henrique Santos de Andrade

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A língua inglesa (LI) atingiu seu ápice entre as demais línguas faladas no mundo devido à globalização. Esse processo a fez ser considerada como língua franca, a língua das relações políticas, diplomáticas, econômicas e etc. Com isso, algumas implicações surgem no campo do ensino de LI, aqui abordaremos a relação entre a interculturalidade – inseparável do processo de aprendizagem de uma nova língua – e a formação identitária do estudante. Diante dessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educação nacional, com ênfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo os pontos em comum entre esses e explorando a presença/ausência da questão intercultural, abordando ainda obras de autores que colaboram para o diálogo entre os temas, a exemplo Corbett (2022), Rajagopalan (2003; 2021), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclusões a partir deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cenário globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da contínua busca por informações que possam agregar às práticas didático-pedagógicas do professor de LI frente à inclusão da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade frente ao mundo. 

Palavras-chave


didática; ensino de língua inglesa; identidade; interculturalidade; globalização


Texto completo:

Referências


AKKARI, A. Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 159-182, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.323.

BRASIL. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10 set. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 10 set. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em 10 out. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em 10 set. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 09 set. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 14.644, de 2 de agosto de 2023. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para prever a instituição de Conselhos Escolares e de Fóruns dos Conselhos Escolares. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14644.htm. Acesso em: 09 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 10 set. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Língua Estrangeira. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.1-23, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf . Acesso em: 21 set. 2023.

CANDAU, V. M. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. Especial, p. 678-686, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949.

CORBETT, J. An intercultural approach to English language teaching. 2 ed. Bristol: Multilingual Matters, 2022.

FLEURI, R. M. Desafios à Educação Intercultural no Brasil. PerCursos, Florianópolis, v. 2, 2007. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1490. Acesso em: 21 set. 2022.

FLEURI, R. M. Educação intercultural e movimentos sociais. João Pessoa/PB: Editora do CCTA, 2017, p. 319.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208p.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016.

MARTINS, T. A. A.; LIMA, D. C. Ideologia e ensino de língua inglesa: relações e implicações. Signum: Estudos da Linguagem, v. 18, n. 2, p. 303-325, 2015. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p303.

PARAÍBA. Conselho Estadual de Educação. Proposta Curricular do Estado da Paraíba - Ensino Médio. Paraíba: 2020. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/arquivos/pdfs/PropostaCurriculardoEnsinoMdiodaParabaPCEMPB23.pdf. Acesso em 01 set. 2023.

PARAÍBA. Conselho Estadual de Educação. Proposta Curricular do Estado da Paraíba – Educação Infantil e Ensino Fundamental. Paraíba: 2023. Disponível em: https://sites.google.com/see.pb.gov.br/probnccpb/proposta-curricular-ei-e-ef. Acesso em 01 set. 2023.

PRODANOV, C. C. FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

OLIVEIRA, K. F. BRISOLARA, V. Influências culturais e identitárias no ensino/aprendizagem de língua inglesa como uma língua adicional no Brasil. Nonada: Letras em Revista, v. 1, n. 24, 2015, p. 111-121. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451510009. Acesso em 10 set. 2023.

RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

RAJAGOPALAN, K. Linguagem e cultura: algumas reflexões preliminares. In: ALENCAR, C. N.; FERREIRA, D. M. M.; RAJAGOPALAN, K. Interstícios entre linguagem e cultura. Volume 7. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.

RIBAS, F. C. Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua inglesa: refletindo sobre cidadania, diversidade e criticidade à luz do letramento crítico. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 3, p. 1784-1824, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-15.

SABIROVA, D. R.; KHANIPOVA, R. R.; SAGITOVA, R. R. O inglês como uma ferramenta

para a comunicação intercultural. Revista Entre Línguas, v. 7, n. esp. 3, e021048, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15706.

SANTANA, J. S., KUPSKE, F. F. De Língua Estrangeira à Língua Franca e os paradoxos in-between: (tensionando) o ensino de Língua Inglesa à luz da BNCC. Revista X, Curitiba, v. 15, n. 5, p. 146-171, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/73397. Acesso em: 16 out. 2023.

SILVA, F. R. B.; NÓBREGA, M. M. S. S. Proposituras de Interculturalidade na BNCC como procedimento para uma Educação Literária. Id on Line Revista de Psicologia, v.16, n. 59, p. 203-212, 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3380.

SILVA, K. S. S.; OLIVEIRA, T. S. Ensino de Inglês na rede pública brasileira: perspectiva histórico-curricular e implicações sociais. Educação por Escrito, v. 13, n. 1, e40507, 2022. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40507.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2024id8181

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 117

Total de downloads do artigo: 61