O caráter sociopolítico da língua inglesa: a interculturalidade e suas implicações na formação identitária dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2447-9187a2024id8181

Palavras-chave:

didática, ensino de língua inglesa, globalização, identidade, interculturalidade

Resumo

A língua inglesa (LI) atingiu seu ápice entre as demais línguas faladas no mundo devido à globalização. Esse processo a fez ser considerada como língua franca, a língua das relações políticas, diplomáticas e econômicas. Com isso, algumas implicações surgem no campo do ensino de LI. Aqui abordaremos a relação entre a interculturalidade – inseparável do processo de aprendizagem de uma nova língua – e a formação identitária do estudante. Diante dessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educação nacional, com ênfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo os pontos em comum entre esses e explorando a presença/ausência da questão intercultural, abordando obras de autores que colaboram para o diálogo entre os temas, a exemplo de Corbett (2022), Rajagopalan (2003, 2022), Fleuri (2001), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclusões a partir deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem, diante do cenário globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da contínua busca por informações que possam agregar às práticas didático-pedagógicas do professor de LI frente à inclusão da interculturalidade em suas aulas, uma vez que isso tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade frente ao mundo.

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Publicado

26-05-2025

Como Citar

ANDRADE, A. M. L. de; ANDRADE, L. H. S. de. O caráter sociopolítico da língua inglesa: a interculturalidade e suas implicações na formação identitária dos alunos. Revista Principia, [S. l.], v. 62, 2025. DOI: 10.18265/2447-9187a2024id8181. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/8181. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Educação
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