O caráter sociopolítico da língua inglesa: a interculturalidade e suas implicações na formação identitária dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2024id8181Palavras-chave:
didática, ensino de língua inglesa, globalização, identidade, interculturalidadeResumo
A língua inglesa (LI) atingiu seu ápice entre as demais línguas faladas no mundo devido à globalização. Esse processo a fez ser considerada como língua franca, a língua das relações políticas, diplomáticas e econômicas. Com isso, algumas implicações surgem no campo do ensino de LI. Aqui abordaremos a relação entre a interculturalidade – inseparável do processo de aprendizagem de uma nova língua – e a formação identitária do estudante. Diante dessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educação nacional, com ênfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo os pontos em comum entre esses e explorando a presença/ausência da questão intercultural, abordando obras de autores que colaboram para o diálogo entre os temas, a exemplo de Corbett (2022), Rajagopalan (2003, 2022), Fleuri (2001), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclusões a partir deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem, diante do cenário globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da contínua busca por informações que possam agregar às práticas didático-pedagógicas do professor de LI frente à inclusão da interculturalidade em suas aulas, uma vez que isso tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade frente ao mundo.
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