Método de identificação de perda por improvisação e uso de atividades facilitadoras: estudo de caso no Município de Aracaju, Sergipe

Pamella Menezes Teodósio

ORCID iD Universidade Federal de Sergipe (UFS) Brasil

Taiane Aparecida Santos Torres

ORCID iD Universidade Federal de Sergipe (UFS) Brasil

Diewelly Maria Silva

ORCID iD Universidade Federal de Sergipe (UFS) Brasil

Ludmila dos Santos da Silva

ORCID iD Universidade Federal de Sergipe (UFS) Brasil

Débora de Gois Santos

ORCID iD Universidade Federal de Sergipe (UFS) Brasil

Resumo

No ambiente construtivo, algumas perdas são provenientes de tarefas iniciadas sem a verificação das pré-condições, o chamado making-do. Diante disso, este artigo teve como propósito aplicar o método de identificação de perdas por improvisação em adição ao uso de atividades facilitadoras em um estudo de caso. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliométrica e bibliográfica para maior entendimento sobre o assunto e uma visita ao estudo de caso em questão, que foi uma obra de alvenaria estrutural no Município de Aracaju. Nessa obra, foram realizados registros fotográficos do canteiro de obras, seguido de uma categorização das atividades facilitadoras e as perdas por making-do presentes nas imagens. Como resultado, obteve-se seis atividades com categorias positivas, que condiz com a visualização da obra que era organizada e bem gerenciada, uma com aspectos positivos e negativos e três com categorias negativas. Essas últimas, apresentam-se como casos encontrados provenientes da incompatibilização de informações entre projeto e sistema construtivo, da falta de verificação da execução e de mobilidade, que podem ser classificadas na categorização de perdas por making-do, como: sequenciamento, ajuste de componentes e acesso/mobilidade, respectivamente. Por fim, conclui-se que na aplicação do método de identificação de perdas em conjunto com as atividades facilitadoras os exemplos identificados em obras, em sua maioria, foram positivos e sugeridos pelos operários.

Palavras-chave


atividades facilitadoras; canteiro de obras; construção enxuta; construção civil; making-do


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2024id8058

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