Método de identificação de perda por improvisação e uso de atividades facilitadoras: estudo de caso no Município de Aracaju, Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2447-9187a2024id8058

Palavras-chave:

atividades facilitadoras, canteiro de obras, construção enxuta, construção civil, making-do

Resumo

No ambiente construtivo, algumas perdas são provenientes de tarefas iniciadas sem a verificação das pré-condições, um fenômeno conhecido como improvisação (making-do). Diante disso, produziu-se este artigo com o propósito de apresentar um estudo sobre um método de identificação de perdas por improvisação, combinadas com o uso de atividades facilitadoras, em um estudo de caso. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliométrico e bibliográfico para aprofundar o entendimento do assunto, seguido de uma visita ao local de ocorrência do caso, ou seja, uma obra de alvenaria estrutural no município de Aracaju. Nesse local, foram realizados registros fotográficos do canteiro de obras, seguidos de uma categorização das atividades facilitadoras e das perdas por making-do identificadas nas imagens. Como resultado, foram identificadas seis atividades com categorias positivas, em linha com a organização observada e boa gestão do projeto; uma atividade com aspectos positivos e negativos; e três atividades com categorias negativas. Estas últimas estão relacionadas à incompatibilidade entre o projeto e o sistema construtivo, à falta de verificação da execução e a problemas de mobilidade, atividades que podem ser classificadas na categorização de perdas por making-do como sequenciamento, ajuste de componentes e acesso/mobilidade, respectivamente. Conclui-se que, por meio da aplicação do método de identificação de perdas combinado com as atividades facilitadoras, as ocorrências identificadas em obras, em sua maioria, foram positivas e sugeridas pelos operários.

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Publicado

26-05-2025

Como Citar

TEODÓSIO, P. M.; TORRES, T. A. S.; SILVA, D. M.; SILVA, L. dos S. da; SANTOS, D. de G. Método de identificação de perda por improvisação e uso de atividades facilitadoras: estudo de caso no Município de Aracaju, Sergipe. Revista Principia, [S. l.], v. 62, 2025. DOI: 10.18265/2447-9187a2024id8058. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/8058. Acesso em: 23 jul. 2025.

Edição

Seção

Engenharias I - Engenharia Civil - Construção Civil
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