Educação financeira na formação extracurricular de jovens aprendizes: uma proposta desenvolvida no SENAI

Warllen de Jesus Lima

ORCID iD Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM) Brasil

Áurea Fabiana Apolinário de Albuquerque Gerum

ORCID iD Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM) Brasil

Resumo

Em 2020, o tema Educação Financeira foi incluído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como disciplina não obrigatória. Por ser recente, ainda não houve avanços significativos na estruturação de políticas públicas que promovessem a difusão desse tema de forma acessível e adequada ao público jovem, bem como na formação e capacitação dos professores sobre a temática, sobretudo no âmbito da formação profissional. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi verificar as dificuldades e percepções evidenciadas pelos docentes do programa de formação profissional para o ensino de Educação Financeira dos jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Este estudo é caracterizado como descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Para tanto, utilizou-se levantamento bibliográfico, além da aplicação de um questionário sobre o processo de ensino do tema Educação Financeira com os professores e alunos do programa do SENAI em uma amostra estatisticamente representativa para auxiliar na construção da proposta. Os dados evidenciaram a dificuldade por parte dos docentes na organização da proposta por não possuírem conhecimento prévio sobre o tema em seu processo de formação superior. Com base na análise desses dados, sugeriu-se uma proposta de formação extracurricular em Educação Financeira por meio de curso on-line, utilizando-se como abordagem uma história ilustrativa sobre uma viagem de um robô ao espaço do saber financeiro. A partir dessa proposta, foi possível difundir o conhecimento financeiro de forma acessível e metodologicamente atrativa ao público jovem, na tentativa de promover hábitos de consumo conscientes e mudança de hábitos na gestão dos recursos pessoais, visando sua autossustentabilidade financeira.

Palavras-chave


educação financeira; finanças pessoais; finanças; planejamento de consumo; orçamento pessoal


Texto completo:

Referências


AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. DOI: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T.

ALVES, T. M. F.; MENEZES, A. H. N.; VASCONCELOS, F. M. B. P. Crescimento da educação a distância e seus desafios: uma revisão bibliográfica. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 4, n. 6, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/269. Acesso em: 25 out. 2023.

AMADEU, J. R. A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/820.

ARAÚJO, D. S.; SILVA, A. J. N. B.; MENEZES, B. S.; MENDES, D. P. A importância da educação financeira: um estudo no ensino profissionalizante. Revista de Graduação USP, v. 4, n. 1, p. 125-137, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p125-137.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. SECRETARIA-GERAL. SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS. Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018. Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática do lactante, da criança e do adolescente [...]. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9579.htm. Acesso em: 13 jul. 2020.

BRASIL. SPC - Serviço de Proteção ao Crédito Brasil. Pesquisa do SPC Brasil, 2020. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp-content/uploads/2018/02/Release-Inadimpl%C3%AAncia-PF-_-Jovens.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 21 set. 2021.

CHIARELLO, A. P. R.; BERNARDI, L. S. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada de professores. Boletim GEPEM, n. 66, p. 31-44, 2015. DOI: 10.4322/gepem.2015.026. DOI: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2015.026.

COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 603-610, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.

CNC – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). Endividamento cai pela primeira vez desde maio de 2020. CNC, 2020. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2020/09/PEIC-CNC.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.

CNC – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2021. CNC, 2021. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/01/peic-cnc-2021.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.

CNC – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Endividamento encerra semestre em queda. CNC, 2022. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/07/endividamento-jun2022.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.

CUNHA, M. P. O mercado financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no Brasil. Educação & Sociedade, v. 41, e218463, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.218463.

GIORDANO, C. C.; ASSIS, M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A educação financeira e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 10, n. 3, p. 1-20, 2019. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241442.

GONÇALVES, A. C. Z. D.; GONÇALVES, I. M. S.; BITTENCOURT, R. G. A utilização de tecnologias no contexto da educação financeira escolar. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias para Educação Profissional) – Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1866. Acesso em: 21 set. 2021.

HUSTON, S. J. Measuring financial literacy. The Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296-316, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x.

JORGENSEN, B. L.; SAVLA, J. Financial literacy of young adults: the importance of parental socialization. Family Relations. Interdisclinary Journal of Applied Family Science, v. 59, n. 4, p. 465-478, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1741-3729.2010.00616.x.

KUNISCH, S.; MENZ, M.; BARTUNEK, J. M.; CARDINAL, L. B.; DENYER, D. Feature topic at organizational research methods: How to conduct rigorous and impactful literature reviews? Organizational Research Methods, v. 21, n. 3, p. 519-523, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1094428118770750.

LOPES, L. F. D.; DAPPER, S. N.; LUNARDI, C.; TAVARES, T. O. Finanças comportamentais de estudantes universitários: uma análise multivariada. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 7, n. 11, p. 245-263, 2017. DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.229.

MATOS, C. A.; BONFANT, K.; METTE, F. M. B. Comportamento do consumidor endividado: um estudo com indivíduos de baixa renda. Gestão e Sociedade. v. 8, n. 20, p. 670-687, 2014. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1995.

NEGRI, A. L. L. Educação financeira para o ensino médio da rede pública: uma proposta inovadora. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=202334. Acesso em: 25 out. 2023.

OLIVEIRA, S. S.; STEIN, N. R. A educação financeira na educação básica: um novo desafio na formação de professores. Revista Universo Acadêmico, v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/1_a_educacao.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.

OECD – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Financial literacy and inclusion: results of OECD/INFE survey across countries and by gender. Russia: OECD Publishing, 2013. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/TrustFund2013_OECD_INFE_Fin_Lit_and_Incl_SurveyResults_by_Country_and_Gender.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 25 out. 2023.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122007000600006.

SENAI. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Diretrizes gerais da aprendizagem industrial. Departamento Nacional. Brasília: SENAI, 2004. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2012/7/diretrizes-gerais-da-aprendizagem-industrial/. Acesso em: 25 out. 2023.

SILVA, A. C.; SOUZA, I. C.; BUENO, M. P.; ALMEIDA, A. L.; SILVA, R. H. Qualidade de vida e endividamento. Desafio Online, v. 8, n. 2, p. 353-377, 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/9473. Acesso em: 25 out. 2023.

VALADARES, J. L.; VILAS-BOAS, A. A.; REZENDE, D. C.; MOREL, A. P. S.; AMÂNCIO, J. M. O “cidadão hedonista”: diálogos sobre consumo e cidadania na sociedade contemporânea. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 4, p. 966-983, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395147138.

VIEIRA, K. M.; MOREIRA JUNIOR, F. J.; POTRICH, A. C. G. Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação & Sociedade, v. 40, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018182568.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2022id7916

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 552

Total de downloads do artigo: 267