- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Educação financeira na formação extracurricular de jovens aprendizes: uma proposta desenvolvida no SENAI
Resumo
Em 2020, o tema Educação Financeira foi incluído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como disciplina não obrigatória. Por ser recente, ainda não houve avanços significativos na estruturação de políticas públicas que promovessem a difusão desse tema de forma acessível e adequada ao público jovem, bem como na formação e capacitação dos professores sobre a temática, sobretudo no âmbito da formação profissional. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi verificar as dificuldades e percepções evidenciadas pelos docentes do programa de formação profissional para o ensino de Educação Financeira dos jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Este estudo é caracterizado como descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Para tanto, utilizou-se levantamento bibliográfico, além da aplicação de um questionário sobre o processo de ensino do tema Educação Financeira com os professores e alunos do programa do SENAI em uma amostra estatisticamente representativa para auxiliar na construção da proposta. Os dados evidenciaram a dificuldade por parte dos docentes na organização da proposta por não possuírem conhecimento prévio sobre o tema em seu processo de formação superior. Com base na análise desses dados, sugeriu-se uma proposta de formação extracurricular em Educação Financeira por meio de curso on-line, utilizando-se como abordagem uma história ilustrativa sobre uma viagem de um robô ao espaço do saber financeiro. A partir dessa proposta, foi possível difundir o conhecimento financeiro de forma acessível e metodologicamente atrativa ao público jovem, na tentativa de promover hábitos de consumo conscientes e mudança de hábitos na gestão dos recursos pessoais, visando sua autossustentabilidade financeira.
Palavras-chave
educação financeira; finanças pessoais; finanças; planejamento de consumo; orçamento pessoal
Texto completo:
Referências
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991. DOI: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T.
ALVES, T. M. F.; MENEZES, A. H. N.; VASCONCELOS, F. M. B. P. Crescimento da educação a distância e seus desafios: uma revisão bibliográfica. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 4, n. 6, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/269. Acesso em: 25 out. 2023.
AMADEU, J. R. A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/820.
ARAÚJO, D. S.; SILVA, A. J. N. B.; MENEZES, B. S.; MENDES, D. P. A importância da educação financeira: um estudo no ensino profissionalizante. Revista de Graduação USP, v. 4, n. 1, p. 125-137, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p125-137.
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. SECRETARIA-GERAL. SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS. Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018. Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática do lactante, da criança e do adolescente [...]. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9579.htm. Acesso em: 13 jul. 2020.
BRASIL. SPC - Serviço de Proteção ao Crédito Brasil. Pesquisa do SPC Brasil, 2020. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp-content/uploads/2018/02/Release-Inadimpl%C3%AAncia-PF-_-Jovens.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 21 set. 2021.
CHIARELLO, A. P. R.; BERNARDI, L. S. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada de professores. Boletim GEPEM, n. 66, p. 31-44, 2015. DOI: 10.4322/gepem.2015.026. DOI: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2015.026.
COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 603-610, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.
CNC – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). Endividamento cai pela primeira vez desde maio de 2020. CNC, 2020. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2020/09/PEIC-CNC.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.
CNC – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2021. CNC, 2021. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/01/peic-cnc-2021.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.
CNC – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Endividamento encerra semestre em queda. CNC, 2022. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/07/endividamento-jun2022.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.
CUNHA, M. P. O mercado financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no Brasil. Educação & Sociedade, v. 41, e218463, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.218463.
GIORDANO, C. C.; ASSIS, M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A educação financeira e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 10, n. 3, p. 1-20, 2019. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241442.
GONÇALVES, A. C. Z. D.; GONÇALVES, I. M. S.; BITTENCOURT, R. G. A utilização de tecnologias no contexto da educação financeira escolar. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias para Educação Profissional) – Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1866. Acesso em: 21 set. 2021.
HUSTON, S. J. Measuring financial literacy. The Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296-316, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x.
JORGENSEN, B. L.; SAVLA, J. Financial literacy of young adults: the importance of parental socialization. Family Relations. Interdisclinary Journal of Applied Family Science, v. 59, n. 4, p. 465-478, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1741-3729.2010.00616.x.
KUNISCH, S.; MENZ, M.; BARTUNEK, J. M.; CARDINAL, L. B.; DENYER, D. Feature topic at organizational research methods: How to conduct rigorous and impactful literature reviews? Organizational Research Methods, v. 21, n. 3, p. 519-523, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1094428118770750.
LOPES, L. F. D.; DAPPER, S. N.; LUNARDI, C.; TAVARES, T. O. Finanças comportamentais de estudantes universitários: uma análise multivariada. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 7, n. 11, p. 245-263, 2017. DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.229.
MATOS, C. A.; BONFANT, K.; METTE, F. M. B. Comportamento do consumidor endividado: um estudo com indivíduos de baixa renda. Gestão e Sociedade. v. 8, n. 20, p. 670-687, 2014. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1995.
NEGRI, A. L. L. Educação financeira para o ensino médio da rede pública: uma proposta inovadora. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=202334. Acesso em: 25 out. 2023.
OLIVEIRA, S. S.; STEIN, N. R. A educação financeira na educação básica: um novo desafio na formação de professores. Revista Universo Acadêmico, v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/1_a_educacao.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.
OECD – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Financial literacy and inclusion: results of OECD/INFE survey across countries and by gender. Russia: OECD Publishing, 2013. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/TrustFund2013_OECD_INFE_Fin_Lit_and_Incl_SurveyResults_by_Country_and_Gender.pdf. Acesso em: 25 out. 2023.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 25 out. 2023.
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122007000600006.
SENAI. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Diretrizes gerais da aprendizagem industrial. Departamento Nacional. Brasília: SENAI, 2004. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2012/7/diretrizes-gerais-da-aprendizagem-industrial/. Acesso em: 25 out. 2023.
SILVA, A. C.; SOUZA, I. C.; BUENO, M. P.; ALMEIDA, A. L.; SILVA, R. H. Qualidade de vida e endividamento. Desafio Online, v. 8, n. 2, p. 353-377, 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/9473. Acesso em: 25 out. 2023.
VALADARES, J. L.; VILAS-BOAS, A. A.; REZENDE, D. C.; MOREL, A. P. S.; AMÂNCIO, J. M. O “cidadão hedonista”: diálogos sobre consumo e cidadania na sociedade contemporânea. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 4, p. 966-983, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395147138.
VIEIRA, K. M.; MOREIRA JUNIOR, F. J.; POTRICH, A. C. G. Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação & Sociedade, v. 40, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018182568.
Visitas a este artigo: 552
Total de downloads do artigo: 267