Educação financeira na formação extracurricular de jovens aprendizes: uma proposta desenvolvida no SENAI
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2022id7916Palavras-chave:
educação financeira, finanças – formação extracurricular, finanças pessoais, planejamento de consumo, orçamento pessoalResumo
Em 2020, o tema Educação Financeira foi incluído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como disciplina não obrigatória. Por ser uma inclusão recente, ainda não houve avanços significativos na estruturação de políticas públicas que promovam a divulgação desse tema de forma acessível e adequada aos jovens, nem na formação e na qualificação de professores sobre o tema, especialmente no contexto da educação profissional. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi analisar as dificuldades e percepções destacadas pelos docentes do programa de formação profissional quanto ao ensino de Educação Financeira para jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Este estudo é descritivo, com abordagem mista quali-quantitativa. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, juntamente com a aplicação de um questionário sobre o processo de ensino do tema Educação Financeira com professores e alunos do programa do SENAI, em uma amostra estatisticamente representativa, para auxiliar na construção da proposta. Os dados demonstraram que os professores tiveram dificuldade em organizar a proposta devido à falta de conhecimento prévio sobre o tema durante a formação superior. A partir da análise desses dados, foi sugerida uma proposta de formação extracurricular em Educação Financeira por meio de curso online, tendo como abordagem uma história ilustrativa sobre a jornada de um robô rumo ao espaço do conhecimento financeiro. Essa proposta possibilitou disseminar o conhecimento financeiro de forma acessível e metodologicamente atrativa aos jovens, visando promover hábitos de consumo consciente e mudanças na gestão dos recursos pessoais, visando sua autossustentabilidade financeira.
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