Proposta de melhoria no método de gestão de processos para o setor de secagem e armazenagem de grãos

Edson Hermenegildo Pereira Junior

ORCID iD Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Brasil

Giulia Freire dos Santos

ORCID iD Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Brasil

Nathalia Teresinha Valiati

ORCID iD Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Brasil

Resumo

O agronegócio é economicamente importante para o país e essencial no crescimento econômico. A disponibilidade de alimentos à população está em crescimento, o que conduz a uma preocupação constante na gestão das perdas de produtos agrícolas através da cadeia de suprimentos. Entretanto, há falta de informações sobre suas perdas na cadeia logística e na deficiência de armazenagem. Os sistemas de armazenagem de grãos necessitam de eficácia técnica e econômica para suprir a necessidade de guarda de produtos, antes do escoamento para o mercado consumidor. As empresas são constituídas por processos inter-relacionados que envolvem as várias áreas funcionais da organização. A gestão de processos possui o objetivo de, através do conhecimento e análise dos processos, aperfeiçoá-los e reduzir seus desperdícios. O objetivo deste estudo foi o de melhorar o método de gestão de processos a ser aplicado em uma unidade de secagem e armazenagem de grãos. Esse método apresenta uma sequência de ações que, utilizadas pelos gestores da empresa, identifica inconsistências e auxilia a gestão do negócio no processo Armazenagem e Secagem de Grãos. Como resultado, foram reduzidas duas etapas do método original, o que permitiu obter um método balanceado com duas etapas em cada fase. Utilizou-se de fluxogramas, gráficos e quadros para análise e desenvolvimento das soluções aos problemas encontrados no processo. A contribuição desta pesquisa está relacionada ao entendimento da importância da gestão de processos, o auxílio para a otimização do gerenciamento organizacional, a identificação dos pontos de melhoria, as carências que estão presentes no processo de armazenagem e secagem de grãos, a introdução da visão do cliente, a melhoria do seu nível de atendimento, o aumento de sua satisfação e a sua fidelização na unidade estudada.

Palavras-chave


agronegócios; desperdícios; mapeamento de processos; gestão e processos; visão do cliente


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2024id7911

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