Proposta de uma biblioteca em Modelica para simulação de circuitos pneumáticos
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2022id7858Palavras-chave:
modelagem, Modelica, pneumática, POO, simulaçãoResumo
A linguagem Modelica surge em 1996 e é uma POO (Programação Orientada a Objetos), que permite a reutilização de elementos programados individualmente. Devido a essa característica, tornou-se uma linguagem ideal para a modelagem de vários sistemas físicos e matemáticos, incluindo áreas da Engenharia como a hidráulica, eletrônica e química. O software OMedit utiliza a linguagem Modelica, mas ainda carece de uma biblioteca pneumática. Este trabalho, portanto, propõe a criação de uma biblioteca computacional de elementos pneumáticos, assim como a validação de diversos modelos matemáticos utilizados. Foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de identificar as principais equações que regem os componentes pneumáticos. Foram discutidos o comportamento da vazão em massa através de válvulas solenoides, como também a dinâmica das pressões nas câmaras dos atuadores pneumáticos ao longo do tempo. Depois de modelados computacionalmente cada um dos elementos no software, experimentos no laboratório foram realizados para a coleta de dados empíricos para obter não só o comportamento das partes como também os parâmetros que serão utilizados nos modelos computacionais. Uma placa de aquisição de dados foi utilizada junto com transdutores de pressão e posição para obter o comportamento dos componentes ao longo do tempo. Houve a necessidade de um tratamento de dados como o descarte de leituras de ruídos, devido aos instrumentos de medição utilizados, e um levantamento de aproximações polinomiais para a aplicação de métodos matemáticos de minimização de erros. Por fim, foram simulados e obtidos com êxito curvas características da pressurização de um reservatório e avanço e retorno de um atuador pneumático computacionalmente, com as curvas experimentais e teóricas comparadas para expor o grau de exatidão obtido. Com isso, obtém-se uma ferramenta para a simulação computacional de um atuador pneumático utilizando-se linguagem Modelica, bem como a proposta de uma biblioteca pneumática para o OMedit.
Downloads
Referências
BAVARESCO, D. Modelagem matemática e controle de um atuador pneumático. 2007. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2007. Disponível em: http://www.simmer.unijui.edu.br/Dissertacoes/Dissertação%20Delair%20Bavaresco.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.
BOBROW, J. E.; MCDONELL, B. W. Modeling, identification, and control of a pneumatically actuated, force controllable robot. IEEE Transactions on Robotics and Automation, v. 14, n. 5, p. 732-742, 1998. DOI: https://doi.org/10.1109/70.720349.
BUFFONI, L.; OCHEL, L.; POP, A.; FRITZSON, P.; FORS, N.; HEDIN, G.; TAHA, W.; SJÖLUND, M. Open source languages and methods for cyber-physical system development: overview and case studies. Electronics, v. 10, n. 8, 902, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/electronics10080902.
CAVALCANTE, G. B.; ARAÚJO, Í. B. Q.; AQUINO, A. S.; COSTA JUNIOR, A. G. Identificação de sistemas para obter modelos lineares via mínimos quadrados para um sistema eletropneumático. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA (CBA 2018), 22, 2019, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: SBA, 2018. Disponível em: https://www.sba.org.br/open_journal_systems/index.php/cba/article/view/841. Acesso em: 21 dez. 2023.
COSTA, G. K. Modelling air flow through pneumatic valves: a brief review with an experimental case study. Eng, v. 4, n. 4, p. 2601-2614, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/eng4040149.
ENDLER, L.; VALDIERO, A. C.; ANDRIGHETTO, P. L.; RAFIKOV, M. Simulação computacional de um modelo matemático para atuadores pneumáticos. TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, v. 9, n. 2, 2008. Disponível em: https://tcam.sbmac.org.br/tema/article/view/157. Acesso em: 12 jun. 2023.
FIORINA, C.; CLIFFORD, I.; KELM, S.; LORENZI, S. On the development of multi-physics tools for nuclear reactor analysis based on OpenFOAM®: state of the art, lessons learned and perspectives. Nuclear Engineering and Design, v. 387, 111604, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nucengdes.2021.111604.
LAIB, K.; PHAM, M. T.; LIN-SHI, X.; MEGHNOUS, R. Average modeling and nonlinear observer design for pneumatic actuators with on/off solenoid valves. Journal of Dynamic Systems, Measurement, and Control, v. 144, n. 2, 021006, 2022. DOI: https://doi.org/10.1115/1.4052394.
MAIA, A. A. T. Metodologia de desenvolvimento de um algoritmo para o controle simultâneo da carga térmica e do grau de superaquecimento de um sistema de refrigeração. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
MANDALI, A.; DONG, L. Modeling and cascade control of a pneumatic positioning system. Journal of Dynamic Systems, Measurement, and Control, v. 144, n. 6, 061004, 2022. DOI: https://doi.org/10.1115/1.4053966.
OLIVEIRA, R. N. Modelo dinâmico e estudo experimental para um resfriador de uma bomba de calor operando com CO2 para aquecimento de água residencial. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9ABJ6E. Acesso em: 12, jun. 2023.
RICHTER, R. R. M. Modelagem matemática e controle de posição de um atuador acionado pneumaticamente. 2013. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Ijuí, 2013. Disponível em: http://www.simmer.unijui.edu.br/Dissertacoes/Dissertação%20Rozimerli%20Raquel%20Milbeir%20Richter.pdf. Acesso em: 6, ago. 2023.
SEABRA, E.; SILVA, L. F.; SILVA, F.; VIEIRA, J. Modelica como uma linguagem de engenharia: modelação de sistemas mecânicos/mecatrónicos. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA SOCIEDADE PORTUGUESA PARA A EDUCAÇÃO E ENGENHARIA (CISPEE 2016), 2., 2016, Vila Real. Anais [...]. SPEE: Vila Real, 2016. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/50829. Acesso em: 21 dez. 2023.
SIMÕES, R. M. I. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016.
TILLER, M. Introduction to physical modeling with Modelica. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2001.
TINNERHOLM, J.; POP, A.; SJÖLUND, M. A modular, extensible, and Modelica-standard-compliant OpenModelica compiler framework in Julia supporting structural variability. Electronics, v. 11, n. 11, 1772, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/electronics11111772.
Downloads
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.