Português instrumental: uma visão técnico-humanista
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7805Palavras-chave:
Argumentatividade, Subjetividade, OralidadeResumo
Aplicação do português instrumental na perspectiva de uma gramática que perceba e utilize a funcionalidade da norma padrão vigente e satisfaça às exigências de formação de um profissional de nível superior, enquanto produtor de textos orais e escritos, visando não só à aquisição de conhecimentos técnicos, mas, e acima de tudo, a uma competência de perfil humanista e social, pré-requisito indispensável ao mundo do trabalho neste novo milênio.Downloads
Referências
GUIMARÃES, Eduardo. Textualidade e Enunciação. In: VALENTE, André (org.). Aulas de Português: Perspectivas Inovadoras. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e Linguagem. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1987.
NEVES, Maria Helena de Moura. A Gramática Funcional. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 91 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
POSSENTI, Sírio. Discurso, estilo e subjetividade. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.