Conforto térmico e padronização no conjunto Mangabeira VII, João Pessoa - PB

Liliane Flávia Guimarães da Silva

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

A construção de conjuntos habitacionais de baixa renda tem priorizado critérios financeiros em detrimento do conforto dos moradores, comprometendo sua saúde física e mental, problema resultante do modelo construtivo adotado, extremamente padronizado. Esta pesquisa, baseada em dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, na Universidade Federal da Paraíba, teve como objetivo avaliar o efeito da padronização sobre a sensação térmica dos moradores do conjunto habitacional Mangabeira VII, em João Pessoa-PB, utilizando-se das técnicas da Avaliação Pós-Ocupação - APO, a qual evidencia o usuário como agente no processo. Os critérios discutidos na avaliação poderão subsidiar empreendimentos de novos conjuntos habitacionais ainda na fase de concepção.

Palavras-chave


Conforto térmico; Habitação popular; Avaliação Pós-Ocupação


Texto completo:

Referências


ARAÚJO, Virgínia Maria Dantas. Parâmetros de conforto térmico para usuários de edificações escolares no litoral nordestino brasileiro. São Paulo: USP, 1996. 179 p. Tese (Doutorado em Arquitetura).

FANGER, P. O. Thermal Comfort: Analysis and Applications in Environmental Engineering. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1970. 244 p.

GIVONI, B. Man, Climate and Architecture. 2 ed. Londres: Applied Science Publishers, 1976. 484 p.

KOENIGSBERGER, O. H. et al. Viviendas y edificios en zonas cálidas y tropicales. Madrid: Paraningo, 1977. 328 p.

LAVIERI, João Roberto; LAVIERI, Maria Beatriz Ferreira. A evolução urbana de João Pessoa pós-60: a questão urbana na Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1999. p. 39-66. (Coleção História Temática da Paraíba, v. 3).

ORNSTEIN, Sheila Walbe. et al. Ambiente construído & comportamento: a avaliação pós-ocupação e a qualidade ambiental. São Paulo: Nobel/FAUUSP/FUPAM, 1995. 216 p.

RUAS, Álvaro César. Conforto Térmico nos Ambientes de Trabalho. São Paulo: FUNDACENTRO, 1999.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7802

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 383

Total de downloads do artigo: 251