Teoria da expectância: uma exame da motivação para o programa da qualidade do CEFET-PB

Helder Pontes Régis

Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFET-PE) Brasil

Sônia Maria Rodrigues Calado

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Brasil

Resumo

Apoiado na teoria da expectância, este estudo analisa o quadro motivacional dos docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) para o envolvimento no programa de melhoria da qualidade. A teoria da expectância, pertencente ao grupo cognitivo das teorias da motivação, está sendo retomada pela comunidade científica internacional; contudo, pouco se conhece a respeito do comportamento deste modelo no ambiente brasileiro.

Palavras-chave


Motivação; Teoria da Expectância; GQT


Texto completo:

Referências


ALLEN, Robert E.; LUCERO, M. A. & VAN NORMAN, K. L. “An Examination of the Individual’s Decision to Participate in an Employee Involvement Program”. Group & Organization Management, V. 22 Nº 1, Mar. 1997, 117-143.

GEORGE, Jennifer M. & BRIEF, Arthur P. “Motivational agendas in the workplace: the effects of feelings on focus of attention and work motivation.” Research in Organizational behavior, JAI Press Inc. 1996, V. 18, 75-109.

JURKIEWICZ, C. L., MASSEY Jr., T.K. & BROWN, R.G. “Motivation in Public and Private Organizations: A Comparative Study.” Public Productivity & Management Review. Sage Publications. 1998, Vol. 21, Nº 3, 230-250.

KANFER, Ruth. Motivation theory and industrial/organizational psychology. In: MARVIN D. D. & LEAETTA M. H. Handbook of industrial and organization psychology. Consulting Psychologists Press, Inc., Palo Alto, CA, 2nd ed., 1990, vol. 1.

MITCHELL, Terence R. “Expectancy model of job satisfaction, occupational preference and effort: A theoretical, methodological, and empirical appraisal.” Psychological Bulletin, 1974, Nº 81, 1053-1077.

PARKER, D. F., & DYER, L. “Expectancy theory as a within-person behavioral choice model: An empirical test of some conceptual and methodological refinements.” Organization Behavior and Human Performance, 1976, Vol. 17, Nº 4, 97-117.

RICHARDSON, Robert. Pesquisa Social, Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

SZILAGYI Jr., Andrew & WALLACE Jr., Marc. Organizational Behavior and Performance. Harper Collins Publishers, USA. 5th Ed,1990.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7800

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 232

Total de downloads do artigo: 187