Teoria da expectância: uma exame da motivação para o programa da qualidade do CEFET-PB

Autores

  • Helder Pontes Régis Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFET-PE)
  • Sônia Maria Rodrigues Calado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7800

Palavras-chave:

Motivação, Teoria da Expectância, GQT

Resumo

Apoiado na teoria da expectância, este estudo analisa o quadro motivacional dos docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) para o envolvimento no programa de melhoria da qualidade. A teoria da expectância, pertencente ao grupo cognitivo das teorias da motivação, está sendo retomada pela comunidade científica internacional; contudo, pouco se conhece a respeito do comportamento deste modelo no ambiente brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, Robert E.; LUCERO, M. A. & VAN NORMAN, K. L. “An Examination of the Individual’s Decision to Participate in an Employee Involvement Program”. Group & Organization Management, V. 22 Nº 1, Mar. 1997, 117-143.

GEORGE, Jennifer M. & BRIEF, Arthur P. “Motivational agendas in the workplace: the effects of feelings on focus of attention and work motivation.” Research in Organizational behavior, JAI Press Inc. 1996, V. 18, 75-109.

JURKIEWICZ, C. L., MASSEY Jr., T.K. & BROWN, R.G. “Motivation in Public and Private Organizations: A Comparative Study.” Public Productivity & Management Review. Sage Publications. 1998, Vol. 21, Nº 3, 230-250.

KANFER, Ruth. Motivation theory and industrial/organizational psychology. In: MARVIN D. D. & LEAETTA M. H. Handbook of industrial and organization psychology. Consulting Psychologists Press, Inc., Palo Alto, CA, 2nd ed., 1990, vol. 1.

MITCHELL, Terence R. “Expectancy model of job satisfaction, occupational preference and effort: A theoretical, methodological, and empirical appraisal.” Psychological Bulletin, 1974, Nº 81, 1053-1077.

PARKER, D. F., & DYER, L. “Expectancy theory as a within-person behavioral choice model: An empirical test of some conceptual and methodological refinements.” Organization Behavior and Human Performance, 1976, Vol. 17, Nº 4, 97-117.

RICHARDSON, Robert. Pesquisa Social, Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

SZILAGYI Jr., Andrew & WALLACE Jr., Marc. Organizational Behavior and Performance. Harper Collins Publishers, USA. 5th Ed,1990.

Downloads

Publicado

2003-09-01

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)