Utilização de SIG para geração de mapas temáticos de umidade do solo em uma região do Cariri Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7797Palavras-chave:
Sistema de informações geográficas, Umidade dos solos, MUSAGResumo
O presente trabalho teve como objetivo gerar mapas temáticos de umidade de solo com a utilização de um Modelo de Umidade de Solos para Atividades Agrícolas (MUSAG) na determinação da umidade dos solos, auxiliado por um sistema de informações geográficas, MapInfo versão 5.0, na criação de um banco de dados georreferenciados e na geração de mapas temáticos. O resultado alcançado neste trabalho permite utilizar o SIG como uma ferramenta importante para armazenar, recuperar e analisar mapas em um ambiente computacional, onde se podem incluir diferentes tipos de dados geográficos superpostos sob forma digital, para a análise e mapeamento da umidade do solo da área de estudo, auxiliando os tomadores de decisão no planejamento de programas de desenvolvimento sócio econômico para regiões semi-áridas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério das Minas e Energia. 1993. Mapa Geológico do Estado da Paraíba.
DOORENBOS, J.; KASSAM, A. H. Efeito da água no rendimento das culturas. Campina Grande: UFPB, 1994. 306 p. (Estudos FAO: Irrigação e Drenagem, 33).
MOLINAS, P. A . & ANDRADE, F. C. M. DE. Um Modelo de Umidade do Solo como Ferramenta para Avaliação e Previsão de Atividades Agrícolas. In: I Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 1992. Anais. Recife. 307 p.
SILVA, F. H. B. B. DA Caracterização dos Padrões de Drenagem a partir de Técnicas de Sensoriamento Remoto para Uso em Levantamentos de Reconhecimento (Alta Intensidade) de Solos. Campina Grande: UFPB, 1994. 149 p. (Dissertação de Mestrado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.