Utilização de SIG para geração de mapas temáticos de umidade do solo em uma região do Cariri Paraibano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7797

Palavras-chave:

Sistema de informações geográficas, Umidade dos solos, MUSAG

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo gerar mapas temáticos de umidade de solo com a utilização de um Modelo de Umidade de Solos para Atividades Agrícolas (MUSAG) na determinação da umidade dos solos, auxiliado por um sistema de informações geográficas, MapInfo versão 5.0, na criação de um banco de dados georreferenciados e na geração de mapas temáticos. O resultado alcançado neste trabalho permite utilizar o SIG como uma ferramenta importante para armazenar, recuperar e analisar mapas em um ambiente computacional, onde se podem incluir diferentes tipos de dados geográficos superpostos sob forma digital, para a análise e mapeamento da umidade do solo da área de estudo, auxiliando os tomadores de decisão no planejamento de programas de desenvolvimento sócio econômico para regiões semi-áridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério das Minas e Energia. 1993. Mapa Geológico do Estado da Paraíba.

DOORENBOS, J.; KASSAM, A. H. Efeito da água no rendimento das culturas. Campina Grande: UFPB, 1994. 306 p. (Estudos FAO: Irrigação e Drenagem, 33).

MOLINAS, P. A . & ANDRADE, F. C. M. DE. Um Modelo de Umidade do Solo como Ferramenta para Avaliação e Previsão de Atividades Agrícolas. In: I Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 1992. Anais. Recife. 307 p.

SILVA, F. H. B. B. DA Caracterização dos Padrões de Drenagem a partir de Técnicas de Sensoriamento Remoto para Uso em Levantamentos de Reconhecimento (Alta Intensidade) de Solos. Campina Grande: UFPB, 1994. 149 p. (Dissertação de Mestrado).

Downloads

Publicado

2003-09-01

Edição

Seção

Engenharias I - Engenharia Sanitária, Hidráulica e Ambiental