A ditadura que a Universidade Federal da Paraíba viveu e a memória de professores reviveu

Maria José Teixeira Lopes Gomes

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o fenômeno da ditadura ocorrido na Universidade Federal da Paraíba, a partir do golpe militar de 1964. Consumado o golpe, a Universidade recebeu intervenção e, a partir desta data, a perseguição política ideológica se estabeleceu nos meios universitários. O objetivo deste trabalho é resgatar os fatos que aconteceram a partir desta intervenção através da memória de professores que foram expurgados pelo reitor. É preciso que esses fatos - que a história oficial não registrou - não caiam no esquecimento e que as novas gerações não ignorem o que tão caro custou aos membros da comunidade universitária de pensar politicamente diferente ou lutar pela volta da democracia e pelo estado de direito.

Palavras-chave


Ditadura; Universidade; Interventor; Patrulhamento ideológico


Texto completo:

Referências


BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

OLIVEIRA, José Eduardo. A reforma chega a UFPB: a racionalização acadêmica e a viabilização do projeto de universidade do regime militar na Paraíba entre 1964 a 1971. Dissertação do Mestrado em Educação. UFPE, 1999.

PORTO, Mário Moacyr. Probidade e Demissão na UFPB: o jogo da verdade - Revolução de 64, 30 anos depois. IN: GUEDES, Nonato et. al. Editora “A União”. 1994. p. 455.

PORFÍRIO, Waldir. Trinta anos da morte de um mártir da repressão. Jornal Contra-Ponto. João Pessoa, setembro de 1999.

RODRIGUES, Cláudio José Lopes. Sociedade e Universidade: um estudo de caso. João Pessoa: SEC, 1986.

RODRIGUES, Cláudio José Lopes. Alienados e Subversivos (A aventura estudantil 1950 - 1999). João Pessoa: Idéia, 1999.

Revista Terra. N. º 5. Editor Abril. maio de 1998.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7795

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 436

Total de downloads do artigo: 296