A ditadura que a Universidade Federal da Paraíba viveu e a memória de professores reviveu
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7795Palavras-chave:
Ditadura, Universidade, Interventor, Patrulhamento ideológicoResumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o fenômeno da ditadura ocorrido na Universidade Federal da Paraíba, a partir do golpe militar de 1964. Consumado o golpe, a Universidade recebeu intervenção e, a partir desta data, a perseguição política ideológica se estabeleceu nos meios universitários. O objetivo deste trabalho é resgatar os fatos que aconteceram a partir desta intervenção através da memória de professores que foram expurgados pelo reitor. É preciso que esses fatos - que a história oficial não registrou - não caiam no esquecimento e que as novas gerações não ignorem o que tão caro custou aos membros da comunidade universitária de pensar politicamente diferente ou lutar pela volta da democracia e pelo estado de direito.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
OLIVEIRA, José Eduardo. A reforma chega a UFPB: a racionalização acadêmica e a viabilização do projeto de universidade do regime militar na Paraíba entre 1964 a 1971. Dissertação do Mestrado em Educação. UFPE, 1999.
PORTO, Mário Moacyr. Probidade e Demissão na UFPB: o jogo da verdade - Revolução de 64, 30 anos depois. IN: GUEDES, Nonato et. al. Editora “A União”. 1994. p. 455.
PORFÍRIO, Waldir. Trinta anos da morte de um mártir da repressão. Jornal Contra-Ponto. João Pessoa, setembro de 1999.
RODRIGUES, Cláudio José Lopes. Sociedade e Universidade: um estudo de caso. João Pessoa: SEC, 1986.
RODRIGUES, Cláudio José Lopes. Alienados e Subversivos (A aventura estudantil 1950 - 1999). João Pessoa: Idéia, 1999.
Revista Terra. N. º 5. Editor Abril. maio de 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.