Namoro na escola: estudo realizado entre os(as) alunos(as) adolescentes do Centro Federal de Educação Tecnológico da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7791Palavras-chave:
Namoro, Adolescência, Orientação SexualResumo
Este trabalho consiste em investigar as razões que levam os(as) alunos(as) adolescentes a namorarem na escola e a resposta institucional em relação à expressão afetivo-sexual dos discentes dentro da escola. Proporcionar aos(as) jovens, meios de desenvolverem suas próprias capacidades sexuais, ampliando a possibilidade de posicionar-se conscientemente frente a sua sexualidade, de modo a ajudá-los(as) a se tornarem pessoas autônomas, e com limites definidos, com objetivo de assumirem posturas conscientes e responsáveis dentro e fora do espaço institucional.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio: bases legais.1v. Brasilia: MEC/SEMT, 1999.
CHAVES, Jacqueline. "Ficar com”: um estudo sobre um código de relacionamento no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1994.
ITOZ, Sonia de. Adolescência e sexualidade para eles e para nós. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 2000.
MANNING, Sidney A . O desenvolvimento da criança e do adolescente. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 1993.
MONTORO, Gilda. A iniciação sexual da adolescente. In: Revista Psicologia Atual. n. 32, p. 26-29, mai./jun. 1983.
NOVELLO, Fernanda Parolari. Psicologia da adolescência: o despertar para a vida. 4 ed. São Paulo: Paulinas, 1999.
OSÓRIO, Luiz Carlos. Adolescente hoje. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
PINTO, Ênio Brito. Orientação sexual na escola: a importância da psicopedagogia nessa nova realidade. São Paulo: Gente, 1999.
RIBEIRO, Marcos (org.). Educação sexual: novas idéias, novas conquistas. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993.
RODRIGUES, Eliana de Freitas e MOREIRA, Thyrson Fraga. Educação sexual: o encontro das gerações. Disponível em: http:www.uol.com.br/guia dosexo/artigos/educação sexual.html. Acesso em: 18 de abr. 2000.
SUPLICY, Marta. Guia de orientação sexual: diretrizes e metodologia - "Fórum Nacional de Educação e Sexualidade". 5 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
TIBA, Içami. Puberdade e Adolescência: desenvolvimento biopsicossocial. 4 ed. São Paulo: Ágora, 1985.
ZAGURY, Tânia. O adolescente por ele mesmo. 7 ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.