O trabalho: sua centralidade no mundo contemporâneo

José Francisco de Melo Neto

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Este texto insere-se na discussão atual sobre a problemática do trabalho. Procura mostrar que existe, ainda, uma mistura teórica ao identificar-se trabalho com emprego, quando se esquece de que trabalho é uma relação filosófica do humano com a natureza, enquanto que emprego é uma mera relação funcional na vida das pessoas. O trabalho, sendo uma relação humana com a natureza, é caracterizado, dialeticamente, como expressão de humanização da natureza enquanto que, também, se constitui como um processo de naturalização do humano. Finalmente, apresenta uma perspectiva teórica do trabalho como uma questão que se mantém no centro do debate paradigmático, nos dias de hoje.

Palavras-chave


Trabalho; Emprego; Humanização; Centralidade; Processo


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7788

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 399

Total de downloads do artigo: 280