O ensino de biologia nas mídias sociais: o Instagram como ferramenta de divulgação científica

Gustavo Vinícius Pereira Moreira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Umuarama, Paraná, Brasil

Marcelo Alberto Elias

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Umuarama, Paraná, Brasil

Alex Sandro Barros de Souza

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Umuarama, Paraná, Brasil

Resumo

Considerando os grandes avanços das mídias sociais, como o Instagram, nos últimos anos, considerou-se a possibilidade de se utilizar essa plataforma para a divulgação científica de conteúdos voltados para a área da biologia. Para isso, foi utilizado um perfil do Instagram no qual foram divulgados os conteúdos e coletados diversos dados que foram analisados. Após a análise dos dados, confirmou-se a possibilidade do uso dessa plataforma para o ensino de biologia, já que os resultados foram animadores, apresentando um bom alcance e uma boa interação dos usuários com os conteúdos criados. Verificou-se, também, que o público predominante interessado por esse tipo de conteúdo foram pessoas brasileiras entre 18 e 35 anos, mas os conteúdos não ficaram restritos a essa faixa etária apenas. Além disso, esses conteúdos não ficaram restritos ao Brasil, chegando a outros países, reforçando-se, assim, a hipótese de que essa mídia social é uma boa ferramenta de divulgação científica.

Palavras-chave


ciberespaço; ciência; popularização da ciência; redes sociais


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2022id7606

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