Auditoria interna de sistema de gestão ambiental: estudo de caso no Verdegreen Hotel
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p103-110Palavras-chave:
Empreendimentos hoteleiros, Sistema de Gestão Ambiental, Auditoria internaResumo
Esta pesquisa analisa as contribuições e os desafios associados às auditorias internas no Verdegreen Hotel, empreendimento hoteleiro de grande destaque na cidade de João Pessoa-PB, selecionado como unidade de estudo por dispor de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ISO 14001 implantado e certificado. Este estudo trata de uma pesquisa descritiva, baseada em um estudo de caso qualitativo. As técnicas utilizadas na metodologia foram: levantamento bibliográfico sobre as normas ISO que abordam as temáticas SGA e auditoria; questionários aplicados aos membros do comitê verde; e análise documental do manual do SGA. Para este estudo, três categorias foram selecionadas: i) instrumentos, ii) procedimentos e iii) recursos humanos. A partir da análise de conteúdo das respostas dos questionários aplicados e do manual do SGA, foi constatado que as auditorias internas do Verdegreen Hotel ocorrem baseadas em métodos bem definidos de coleta e tratamento de informações e que o hotel mantém programas de capacitação para seus colaboradores. Com base nos resultados da pesquisa, tornou-se possível compreender como as questões relacionadas à aplicação da auditoria interna são oportunidades de aprimoramento do SGA implantado.Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e Abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651,Rio de Janeiro, 2006..
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001- Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2015.
______. NBR ISO 19011 - Diretrizes para auditoria de sistema de gestão. Rio de Janeiro, 2012.
______. NBR ISO 14004- Sistemas de gestão ambiental – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio. Rio de Janeiro, 2005.
BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
CAMPOS, Lucila Maria de Souza; LERÍPIO, Alexandre de Ávila. Auditoria Ambiental: uma ferramenta de gestão. São Paulo: Atlas, 2009.
CASTELLI, Geraldo. Marketing hoteleiro. Caxias do Sul: Educs, 1991.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.
SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM. Disponível em: http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/Entenda?tipo=1. Acesso em: 10 nov. 2016.
SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Auditoria de sistema de gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO (9001, 14001, 22000) e OHSAS 18001. São Paulo: Atlas, 2013.
SILVA, Andressa Henning; FOSSÁ, Maria Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. IV ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Anais... Brasília-DF, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.