- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Auditoria interna de sistema de gestão ambiental: estudo de caso no Verdegreen Hotel
Resumo
Esta pesquisa analisa as contribuições e os desafios associados às auditorias internas no Verdegreen Hotel, empreendimento hoteleiro de grande destaque na cidade de João Pessoa-PB, selecionado como unidade de estudo por dispor de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ISO 14001 implantado e certificado. Este estudo trata de uma pesquisa descritiva, baseada em um estudo de caso qualitativo. As técnicas utilizadas na metodologia foram: levantamento bibliográfico sobre as normas ISO que abordam as temáticas SGA e auditoria; questionários aplicados aos membros do comitê verde; e análise documental do manual do SGA. Para este estudo, três categorias foram selecionadas: i) instrumentos, ii) procedimentos e iii) recursos humanos. A partir da análise de conteúdo das respostas dos questionários aplicados e do manual do SGA, foi constatado que as auditorias internas do Verdegreen Hotel ocorrem baseadas em métodos bem definidos de coleta e tratamento de informações e que o hotel mantém programas de capacitação para seus colaboradores. Com base nos resultados da pesquisa, tornou-se possível compreender como as questões relacionadas à aplicação da auditoria interna são oportunidades de aprimoramento do SGA implantado.
Palavras-chave
Empreendimentos hoteleiros; Sistema de Gestão Ambiental; Auditoria interna
Texto completo:
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e Abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651,Rio de Janeiro, 2006..
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001- Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2015.
______. NBR ISO 19011 - Diretrizes para auditoria de sistema de gestão. Rio de Janeiro, 2012.
______. NBR ISO 14004- Sistemas de gestão ambiental – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio. Rio de Janeiro, 2005.
BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
CAMPOS, Lucila Maria de Souza; LERÍPIO, Alexandre de Ávila. Auditoria Ambiental: uma ferramenta de gestão. São Paulo: Atlas, 2009.
CASTELLI, Geraldo. Marketing hoteleiro. Caxias do Sul: Educs, 1991.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.
SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM. Disponível em: http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/Entenda?tipo=1. Acesso em: 10 nov. 2016.
SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Auditoria de sistema de gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO (9001, 14001, 22000) e OHSAS 18001. São Paulo: Atlas, 2013.
SILVA, Andressa Henning; FOSSÁ, Maria Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. IV ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Anais... Brasília-DF, 2013
Visitas a este artigo: 4014
Total de downloads do artigo: 5836