Auditoria interna de sistema de gestão ambiental: estudo de caso no Verdegreen Hotel
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p103-110Palavras-chave:
Empreendimentos hoteleiros, Sistema de Gestão Ambiental, Auditoria internaResumo
Esta pesquisa analisa as contribuições e os desafios associados às auditorias internas no Verdegreen Hotel, empreendimento hoteleiro de grande destaque na cidade de João Pessoa-PB, selecionado como unidade de estudo por dispor de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ISO 14001 implantado e certificado. Este estudo trata de uma pesquisa descritiva, baseada em um estudo de caso qualitativo. As técnicas utilizadas na metodologia foram: levantamento bibliográfico sobre as normas ISO que abordam as temáticas SGA e auditoria; questionários aplicados aos membros do comitê verde; e análise documental do manual do SGA. Para este estudo, três categorias foram selecionadas: i) instrumentos, ii) procedimentos e iii) recursos humanos. A partir da análise de conteúdo das respostas dos questionários aplicados e do manual do SGA, foi constatado que as auditorias internas do Verdegreen Hotel ocorrem baseadas em métodos bem definidos de coleta e tratamento de informações e que o hotel mantém programas de capacitação para seus colaboradores. Com base nos resultados da pesquisa, tornou-se possível compreender como as questões relacionadas à aplicação da auditoria interna são oportunidades de aprimoramento do SGA implantado.Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e Abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651,Rio de Janeiro, 2006..
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001- Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2015.
______. NBR ISO 19011 - Diretrizes para auditoria de sistema de gestão. Rio de Janeiro, 2012.
______. NBR ISO 14004- Sistemas de gestão ambiental – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio. Rio de Janeiro, 2005.
BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
CAMPOS, Lucila Maria de Souza; LERÍPIO, Alexandre de Ávila. Auditoria Ambiental: uma ferramenta de gestão. São Paulo: Atlas, 2009.
CASTELLI, Geraldo. Marketing hoteleiro. Caxias do Sul: Educs, 1991.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.
SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM. Disponível em: http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/Entenda?tipo=1. Acesso em: 10 nov. 2016.
SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Auditoria de sistema de gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO (9001, 14001, 22000) e OHSAS 18001. São Paulo: Atlas, 2013.
SILVA, Andressa Henning; FOSSÁ, Maria Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. IV ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Anais... Brasília-DF, 2013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.