Reabilitação baseada em jogos para crianças com encefalopatia crônica não evolutiva da infância: uma revisão sistemática

Yasmim Fernandes Moniz

ORCID iD Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Brasil

Bruno Toshio Gomes Gunji

ORCID iD Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Brasil

Alessandro Pereira da Silva

ORCID iD Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Brasil

Terigi Augusto Scardovelli

ORCID iD Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Brasil

Silvia Cristina Martini

ORCID iD Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Brasil

Silvia Regina Matos da SIlva Boschi

ORCID iD Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Brasil

Resumo

A reabilitação motora de crianças com encefalopatia crônica não evolutiva da infância deve ser eficiente e motivadora para o paciente. Neste contexto o uso de gameterapia poderia trazer maior engajamento ao tratamento e consequentemente a melhora no desempenho motor. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade de intervenções baseadas em jogos para a reabilitação motora de crianças com encefalopatia. Foi realizada uma revisão sistemática que utilizou as bases de dados: PubMed, Scielo e Lilacs. O norteador PICO foi utilizado: a população investigada foram crianças com encefalopatia, a intervenção de interesse foi a utilização de jogos, a comparação foi qualquer tipo de terapia ou situação controle e como desfecho foram adotadas variáveis de ordem motora. Não houve restrição quanto a  idioma ou ano para a elegibilidade dos estudos. Foi realizada a extração e a avaliação da qualidade metodológica com a escala ROB e ROBINS-I (Ensaios clínicos randomizados e ensaios não randomizados), a síntese dos principais achados foi analisada por dois pesquisadores e foram descritos de forma qualitativa. Foram selecionados 16 artigos, destes 9 utilizaram sistemas comerciais com o Xbox 360 e o Nintendo Wi. Foi verificado que a interação com os jogos pode favorecer a melhora da função motora grossa, controle de tronco, equilíbrio e a capacidade de deambulação. Os achados sugerem que o uso de intervenções baseadas em jogos pode ser benéfico para a reabilitação com crianças com encefalopatia, entretanto nenhuma das evidências teve baixo risco de viés, deste modo tal resultado deve ser considerado com ponderação. São necessários mais estudos com maior rigor metodológico que avaliem os efeitos da gameterapia em crianças com encefalopatia, principalmente as com comprometimento moderado á grave.

Palavras-chave


Criança; Encefalopatia Crônica não Evolutiva da Infância; Jogos;


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2022id7300

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