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Elementos discursivos e estéticos em textos de divulgação científica
Resumo
Os textos de divulgação científica (TDC) são partes integrantes da divulgação científica (DC), cujas releituras e reescritas estão direcionadas a um público-alvo não especialista. À vista disso, o discurso jornalístico, presente em revistas de DC, é o grande responsável pelo estabelecimento de uma aproximação com o público leitor. A partir disso, este artigo objetivou analisar os elementos discursivos e estéticos dos TDC da revista Superinteressante, na seção Oráculo, em todas as edições compreendidas entre janeiro e dezembro de 2021. O “Oráculo” é um personagem responsável por responder perguntas realizadas por leitores que buscam, por meio de uma curiosidade genuína, compreender fenômenos naturais mediante um contato direto com os editores da revista. Foi obtido um total de 69 textos da subseção Ciência, da qual foram desconsideradas duas perguntas que não se enquadram dentro do objetivo da pesquisa, e acrescentada, complementarmente, a subseção Ciência e História pelo caráter interdisciplinar proposto pela revista. A abordagem adotada identificou, em primeiro plano, questões relativas ao apelo inicial à leitura e recursos à atratividade; em seguida, foram evidenciados componentes relacionados à recuperação de conhecimentos tácitos, busca de credibilidade e área de conhecimento. Como forma de tratamento dos dados, realizou-se a Análise de Conteúdo, a partir da qual foram estabelecidas categorias teóricas, que emergiram do referencial teórico utilizado pela pesquisa, e categorias empíricas, que surgiram dos próprios dados após uma leitura minuciosa do material, permitindo uma análise mais coerente dos textos pesquisados. Mostra-se, por fim, a contribuição da seção Oráculo enquanto fonte de informação pautada no interesse genuíno de leitores por meio de seus questionamentos e no relacionamento direto com os autores da revista, fomentando um crescente interesse das pessoas pela ciência.
Palavras-chave
análise de conteúdo; divulgação científica; revista Superinteressante; textos de divulgação científica
Texto completo:
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