Plataforma para auxílio ao ensino de programação e robótica pedagógica

Vitória Heliane Pereira dos Santos Sobrinha

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Gabriela Roberta Alverga do Nascimento

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ruan Delgado Gomes

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Otacílio de Araújo Ramos Neto

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este trabalho descreve uma Application Programming Interface (API), que pode ser utilizada para comunicação e controle de um robô pedagógico. A API foi desenvolvida nas linguagens C++ e Python, que são as primeiras linguagens ensinadas no curso técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus Guarabira. Os métodos implementados permitem ao robô andar para frente, andar para trás, virar à direita, virar à esquerda e medir a distância até um obstáculo à sua frente. A API encapsula toda a complexidade para comunicação e transmissão dos comandos. Junto a ela, está sendo desenvolvida uma Plataforma de Programação Visual (PPV) em Python. Essa plataforma pode ser utilizada para tornar mais fácil e atrativa a aprendizagem de programação para os alunos iniciantes e alunos surdos. A motivação deste trabalho é utilizar a robótica como uma ferramenta de ensino, ajudando no entendimento de conceitos complexos na área de computação e de outras disciplinas, como física e matemática. Devido à associação de imagens com os comandos da linguagem de programação na PPV, espera-se que os alunos surdos tenham maior facilidade no aprendizado de programação, por meio do uso desta ferramenta.

Palavras-chave


Ensino de programação; Robótica educacional; Informática na educação; Inclusão social


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p104-112

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