Plataforma para auxílio ao ensino de programação e robótica pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p104-112Palavras-chave:
Ensino de programação, Robótica educacional, Informática na educação, Inclusão socialResumo
Este trabalho descreve uma Application Programming Interface (API), que pode ser utilizada para comunicação e controle de um robô pedagógico. A API foi desenvolvida nas linguagens C++ e Python, que são as primeiras linguagens ensinadas no curso técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus Guarabira. Os métodos implementados permitem ao robô andar para frente, andar para trás, virar à direita, virar à esquerda e medir a distância até um obstáculo à sua frente. A API encapsula toda a complexidade para comunicação e transmissão dos comandos. Junto a ela, está sendo desenvolvida uma Plataforma de Programação Visual (PPV) em Python. Essa plataforma pode ser utilizada para tornar mais fácil e atrativa a aprendizagem de programação para os alunos iniciantes e alunos surdos. A motivação deste trabalho é utilizar a robótica como uma ferramenta de ensino, ajudando no entendimento de conceitos complexos na área de computação e de outras disciplinas, como física e matemática. Devido à associação de imagens com os comandos da linguagem de programação na PPV, espera-se que os alunos surdos tenham maior facilidade no aprendizado de programação, por meio do uso desta ferramenta.
Downloads
Referências
ALVES, R. M.; SAMPAIO, F. F.; ELIAS, M. F. Duinoblocks: Desenho e implementação de um ambiente de programação visual para robótica educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 3, p. 126-140, 2014.
BENITTI, F. B. V.; VAHLDICK, A.; URBAN, D. L.; KRUEGER, M. L.; HALMA, A. Experimentação com robótica educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 29., 2009, Bento Gonçalves – RS. Anais... Bento Gonçalves – RS: 2009. p. 1811-1820.
CODE.ORG. Disponível em: https://code.org. Acesso em: 15 fev. 2016.
LEGO mindstorms. Disponível em: http://www.lego.com/en-us/Mindstorms. Acesso em: 15 fev. 2016.
MENDONÇA, A. P. Programção Orientada ao Problema: uma metodologia para entendimento de problemas e especificação no contexto de ensino de programação para iniciantes. 2010. 187 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação)–Departamento de Sistemas e Computação, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2010.
MOTA, M. P.; PEREIRA, L. W. K.; FAVERO, E. L. Javatool: uma ferramenta para ensino de programação. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 29., 2008, Belém - PA. Anais... Belém – PA: 2008. p. 127-136.
S4A. Disponível em: http://s4a.cat. Acesso em: 15 fev. 2016.
SANTOS, R. E. S.; MAGALHÃES, C. V. C.; CORREIA-NETO, J. S.; QUEIROS, L. M.; VILAR, G. Trabalhando lógica de programação com portadores de deficiência auditiva: a experiência com a linguagem proglib e a ide hands. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 6, n. 1, p. 32-44, 2014.
SCRATCH. Disponível em: https://scratch.mit.edu. Acesso em: 15 fev. 2016.
SOARES, M. I. S; FURTADO JÚNIOR, C. G.; SILVA, L. C.; OLIVEIRA, F. C. M. B.; OLIVEIRA; LIMA, N. A. S.; SOARES, E. F. VISUAL JO2: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Java a Deficientes Físicos e Auditivos através do Estímulo Visual – Um Estudo de Caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2014.
VAHLDICK, A.; BENITT, F. B. V.; URBAN, D. L.; KRUEGER, M. L.; HALMA, A. O uso do lego mindstorms no apoio ao ensino de programação de computadores. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 29., 2009, Bento Gonçalves – RS. Anais... Bento Gonçalves – RS: 2009. p. 523-526.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.