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Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) nos livros de ciências do ensino fundamental dos anos finais em escolas municipais da cidade de João Pessoa, Paraíba
Resumo
O livro didático (LD) continua sendo um recurso de grande importância, pois direciona e fundamenta a prática educativa. Nesse sentido, deve apresentar conhecimentos voltados à inclusão do aluno na sociedade, ao formar cidadãos capazes de compreender e discutir sobre as influências da ciência e tecnologia em seu cotidiano. A pesquisa objetiva identificar a ocorrência da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) nos livros didáticos de Ciências, do sexto ao nono ano e descobrir as relações da abordagem com os objetos de conhecimentos do Ensino de Ciências. Fundamenta-se na metodologia qualitativa e na pesquisa bibliográfica. Analisou-se a Coleção Araribá mais Ciências, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 e utilizada para o Ensino de Ciências em escolas públicas municipais da cidade de João Pessoa/PB, nos anos finais do Ensino fundamental. Interpretaram-se os dados através da Análise de Conteúdo (Análise Temática) que permitiu criar e identificar os núcleos de sentido da obra selecionada. Foram criadas quatro unidades de registro (UR): Construção do Conhecimento Científico, Produtos da Ciência e Tecnologia na Sociedade, Impactos Ambientais e Atitudes Individuais e Coletivas. Os resultados mostraram que tanto para o sexto e sétimo anos destaca-se a UR - Impactos Ambientais (39,0 %) e (34,2%), respectivamente, que vincula os impactos decorrentes das ações antrópicas no ambiente. Para o oitavo ano, predominou a UR Atitudes Individuais e Coletivas (31,5). Enquanto, para o nono ano teve destaque a UR - Construção do Conhecimento Científico com 38,0% de ocorrências. A coleção apresenta, de forma discreta, elementos relacionados à abordagem CTSA, em textos e atividades inseridos nas seções complementares. É possível verificar a intenção de mudança na forma como são desenvolvidos os conhecimentos das Ciências, porém é necessário que seja melhorado, na perspectiva de assegurar a educação CTSA, voltada à alfabetização científica (AC) dos estudantes.
Palavras-chave
análise temática; ensino de ciências; livro didático; produção da ciência; sustentabilidade
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