Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) nos livros de ciências do ensino fundamental dos anos finais em escolas municipais da cidade de João Pessoa, Paraíba

Raquel Pereira da Silva

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Maria de Fátima Camarotti

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

O livro didático (LD) continua sendo um recurso de grande importância, pois direciona e fundamenta a prática educativa. Nesse sentido, deve apresentar conhecimentos voltados à inclusão do aluno na sociedade, ao formar cidadãos capazes de compreender e discutir sobre as influências da ciência e tecnologia em seu cotidiano. A pesquisa objetiva identificar a ocorrência da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) nos livros didáticos de Ciências, do sexto ao nono ano e descobrir as relações da abordagem com os objetos de conhecimentos do Ensino de Ciências. Fundamenta-se na metodologia qualitativa e na pesquisa bibliográfica. Analisou-se a Coleção Araribá mais Ciências, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 e utilizada para o Ensino de Ciências em escolas públicas municipais da cidade de João Pessoa/PB, nos anos finais do Ensino fundamental. Interpretaram-se os dados através da Análise de Conteúdo (Análise Temática) que permitiu criar e identificar os núcleos de sentido da obra selecionada. Foram criadas quatro unidades de registro (UR): Construção do Conhecimento Científico, Produtos da Ciência e Tecnologia na Sociedade, Impactos Ambientais e Atitudes Individuais e Coletivas. Os resultados mostraram que tanto para o sexto e sétimo anos destaca-se a UR - Impactos Ambientais (39,0 %) e (34,2%), respectivamente, que vincula os impactos decorrentes das ações antrópicas no ambiente. Para o oitavo ano, predominou a UR Atitudes Individuais e Coletivas (31,5). Enquanto, para o nono ano teve destaque a UR - Construção do Conhecimento Científico com 38,0% de ocorrências. A coleção apresenta, de forma discreta, elementos relacionados à abordagem CTSA, em textos e atividades inseridos nas seções complementares. É possível verificar a intenção de mudança na forma como são desenvolvidos os conhecimentos das Ciências, porém é necessário que seja melhorado, na perspectiva de assegurar a educação CTSA, voltada à alfabetização científica (AC) dos estudantes.

Palavras-chave


análise temática; ensino de ciências; livro didático; produção da ciência; sustentabilidade


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2022id7051

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