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Jovem aprendiz: desenvolvimento da formação técnico-profissional em uma construtora na cidade de João Pessoa, Paraíba
Resumo
Este estudo discute sobre a atuação do jovem aprendiz no mercado de trabalho, subsidiada pela Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000, como parte de uma política pública em benefício ao primeiro emprego, conciliando o trabalho com a educação. O objetivo principal da pesquisa foi analisar o desenvolvimento da formação técnico-profissional do jovem aprendiz que trabalha em uma construtora na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. A investigação pauta-se em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório, com etapas de levantamento bibliográfico e documental. Participam do estudo cinco jovens aprendizes, com faixa etária entre 22 e 24 anos, estudantes que concluíram o Ensino Médio e ingressaram no Ensino Superior durante a trajetória no programa de aprendizagem. Como instrumento de coleta dos dados, foi aplicado um questionário eletrônico estruturado, organizado e formatado no Google Forms. Além do questionário, adaptou-se a análise SWOT, uma ferramenta do campo da Administração, a qual permite identificar as forças e fraquezas (do ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (do ambiente externo), conforme estão entrelaçadas no desenvolvimento da formação dos jovens aprendizes em seu local de trabalho. Com essa intervenção, concluiu-se que o desenvolvimento da formação técnico-profissional dos jovens aprendizes nas obras da construtora tem apresentado contribuições significativas no tocante à construção da aprendizagem profissional no trabalho, mas também se evidencia a necessidade de uma Educação Profissional e Tecnológica consubstanciada em uma prática pedagógica, para que os jovens aprendizes tenham consciência da importância do autodesenvolvimento pessoal e profissional no decurso de sua jornada formativa nesse ou em outro contexto laboral.
Palavras-chave
educação profissional; formação técnico-profissional; jovem aprendiz; mercado de trabalho
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