Irrigação, uma prática que exige prática: uma análise do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-0306a2022id6862

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, ensino e aprendizagem, intervenção pedagógica, irrigação, teoria e prática

Resumo

A irrigação e a drenagem são conhecimentos indispensáveis na formação de profissionais da área das ciências agrárias, tendo em vista que a adoção dessas técnicas proporciona a elevação da produtividade das culturas e garante a produção mesmo em períodos de estiagem. O manejo da água e do solo deve ser realizado com vistas à sustentabilidade, principalmente em regiões áridas e semiáridas. A formação profissional e o ensino na disciplina de Irrigação e Drenagem do Curso de Técnico em Agropecuária devem, portanto, considerar as relações solo-água-planta-atmosfera, buscando a contextualização de saberes e a aprendizagem significativa. Assim entendido, o estudo objetivou analisar ações adotadas na disciplina de Irrigação e Drenagem, com vistas a estimular o processo de construção do conhecimento e do desenvolvimento das competências necessárias para planejar, implantar, conduzir e tomar decisões úteis frente às necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário on-line e anônimo, composto por 25 proposições; foram recebidas 78 respostas de um conjunto de 100 estudantes. As estratégias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos traçados. Na autoavaliação, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necessárias para reconhecerem os componentes de um sistema de irrigação e avaliá-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avaliações e as aplicações práticas das informações levantadas. Os estudantes também avaliaram como satisfatória a interação promovida com os produtores rurais, propiciada mediante as execuções de visitas técnicas, o que contribuiu no processo de ensino e aprendizagem e na transferência de informação.

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Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

Ensino