- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Irrigação, uma prática que exige prática: uma análise do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional
Resumo
A irrigação e a drenagem são conhecimentos indispensáveis na formação de profissionais da área das ciências agrárias, tendo em vista que a adoção dessas técnicas proporciona a elevação da produtividade das culturas e garante a produção mesmo em períodos de estiagem. O manejo da água e do solo deve ser realizado com vistas à sustentabilidade, principalmente em regiões áridas e semiáridas. A formação profissional e o ensino na disciplina de Irrigação e Drenagem do Curso de Técnico em Agropecuária devem, portanto, considerar as relações solo-água-planta-atmosfera, buscando a contextualização de saberes e a aprendizagem significativa. Assim entendido, o estudo objetivou analisar ações adotadas na disciplina de Irrigação e Drenagem, com vistas a estimular o processo de construção do conhecimento e do desenvolvimento das competências necessárias para planejar, implantar, conduzir e tomar decisões úteis frente às necessidades de produtores rurais. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário on-line e anônimo, composto por 25 proposições; foram recebidas 78 respostas de um conjunto de 100 estudantes. As estratégias adotadas na disciplina foram determinantes no alcance dos objetivos traçados. Na autoavaliação, os estudantes confirmaram que desenvolveram as habilidades necessárias para reconhecerem os componentes de um sistema de irrigação e avaliá-lo, bem como compreenderem os resultados de suas avaliações e as aplicações práticas das informações levantadas. Os estudantes também avaliaram como satisfatória a interação promovida com os produtores rurais, propiciada mediante as execuções de visitas técnicas, o que contribuiu no processo de ensino e aprendizagem e na transferência de informação.
Palavras-chave
aprendizagem significativa; ensino e aprendizagem; intervenção pedagógica; irrigação; teoria e prática
Texto completo:
Referências
ALHEIT, P.; DAUSIEN, B. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 1, p. 177-197, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100011.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (eds.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1978.
BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, p. 263-294, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CARVALHO, M. A.; CARNEIRO, M. E. F.; SANTIAGO, L. A. S.; AFONSO, L. H. R. Formação do técnico agrícola no Brasil: desafios e perspectivas. Holos, v. 3, e3226, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.3226.
CASALINHO, H. D.; CUNHA, M. I. Práticas interdisciplinares no ensino de agronomia: a metodologia de projetos em ação. Revista Cadernos de Educação, n. 54, p. 122-140, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/10020. Acesso em: 15 mar. 2024.
CLAXTON, G. O desafio de aprender ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2005.
COELHO, L.; PISONI, S. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-Ped - FACOS/CNEC Osório, v. 2, n. 1, p. 144-152, 2012. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/vygotsky_-_sua_teoria_e_a_influencia_na_educacao.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
DELORS, J.; AL-MUFTI, I.; AMAGI, I.; CARNEIRO, R.; CHUNG, F.; GEREMEK, B.; GORHAM, W.; KORNHAUSER, A.; MANLEY, M.; QUERO, M. P.; SAVANÉ, M. A.; SINGH, K.; STAVENHAGEN, R.; SUHR, M. W.; NANZHAO, Z. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1998.
DIESEL, V.; NEUMANN, P. S.; DIAS, M. M.; FROEHLICH, J. M. Política de assistência técnica e extensão rural no Brasil: um caso de desmantelamento? Estudos Sociedade e Agricultura, v. 29, n. 3, p. 597-634, 2021. DOI: https://doi.org/10.36920/esa-v29n3-5.
FACCO, H. S.; DISKA, N. M.; SILVA, G. P. As vivências como metodologia de ensino da extensão rural: a aproximação entre estudantes e agricultores para a compreensão da realidade social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 262, p. 821-838, 2021. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4531.
FIÚZA, A. L. C.; PINTO, N. M. A.; GALINARI, T. N.; BARROS, V. A. M. Difusão de tecnologia e sexismo nas Ciências Agrárias. Ciência Rural, v. 39, n. 9, p. 2614-2620, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-84782009005000224.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 18. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019a.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 80. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019b.
FREITAS, A. F.; FREITAS; A. F.; SILVA, M. G.; PEDRA, M. S. A vivência da realidade agrária como instrumento de formação social e profissional. Vivências, v. 7, n. 13, p. 53-61, 2011. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_06.pdf. Acesso em: 5 mar. 2024.
LIMA, A. Q. O.; TAVARES, A. M. B. N.; MELO, E. S. N. História da educação profissional no Brasil e a sua relação com o princípio do trabalho. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, e52911427447, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27447.
MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Escala de estratégias de aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 317-328, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712014019002007.
MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. (org.). Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008.
MÁXIMO, V.; MARINHO, R. A. C. Intervenção pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 8208-8218, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-558.
MOREIRA, M. A. ¿Al final, qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, n. 25, p. 29-56, 2012. Disponível em: https://riull.ull.es/xmlui/bitstream/handle/915/10652/Q_25_%282012%29_02.pdf. Acesso em: 5 mar. 2024.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília, DF: Editora da UnB, 1999a.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999b.
MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao ensino da Física. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1983.
PARCHEN, C. A. O exercício profissional de Ciências Agrárias. Revista Acadêmica Ciência Animal, v. 5, n. 1, p. 85-90, 2007. DOI: https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v5i1.9624.
PIRES, M. F. C. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100010.
POZO, J. I; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RAMOS, C. P. Mulheres rurais atuando no fortalecimento da agricultura familiar local. Gênero, v. 15, n. 1, p. 29-46, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31200. Acesso em: 15 jul. 2022.
RAYMUNDO, G. M. C.; RAITZ, T. R.; GESSER, V. Juventude em foco: a diversidade no perfil dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 64, p. 266-285, 2021. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p266-285.
REIMER, M.; ZAGONEL, R. M. A indissociabilidade consciente: uma reflexão sobre o cotidiano da docência. Extensão em Foco, v. 9, p. 50-60, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i9.38916.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
SÁ, E. F.; QUADROS, A. L.; MORTIMER, E. F.; SILVA, P. S.; TALIM, S. L. As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, p. 625-650, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227032.
SCHÖNARDIE, P. A. Extensão ou educação? Da extensão rural à educação dialógica do campo. Revista de Educação Popular, v. 18, n. 2, p. 81-106, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-v18n22019-47086.
SEABRA, L.; PASSOS, R. Uma experimentação colaborativa e interdisciplinar em escolas públicas de Goiás. Revista UFG, v. 15, n. 16, p. 61-76, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48533. Acesso em: 15 jul. 2022.
SIGAUT, F. Techniques, technologies, apprentissage et plaisir au travail... Techniques & Culture, v. 52-53, p. 40-49, 2009. DOI: https://doi.org/10.4000/tc.4770.
THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 545-554, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010.
VARGAS, R. T.; FRANÇA, P. M.; PEREIRA, J. C. G.; ENCARNAÇÃO, V. Diagnóstico da perspectiva e realidade dos alunos egressos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IFMG – Campus Bambuí. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e30210212519, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12519.
VIEIRA, A. M. D. P.; SOUZA JUNIOR, A. A educação profissional no Brasil. Interacções, v. 12, n. 40, p. 152-169, 2016. DOI: https://doi.org/10.25755/int.10691.
Visitas a este artigo: 1018
Total de downloads do artigo: 570