- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Framework para apoiar especialistas no problema de sequenciamento de contêiner em terminais portuários
Resumo
Com a utilização de contêineres em terminais portuários, surge o desafio de manipulá-los com intuito de obter um menor tempo para realização das operações. Entre os problemas encontrados nesse contexto, é possível destacar o problema de sequenciamento de contêiner, que busca determinar uma sequência de operações com os contêineres realizadas entre o navio e o pátio através dos guindastes. Frente à quantidade de algoritmos de otimização encontrados na literatura, é necessária uma estratégia que possibilite a construção de soluções. O objetivo deste trabalho consiste em identificar uma alternativa capaz de auxiliar os especialistas na construção de soluções. Com a revisão da literatura, foi possível observar a necessidade de um framework que fosse genérico e de fácil integração. Para verificar o comportamento do framework, foi integrado a este a meta-heurística GRASP (Greedy Randomized Adaptive Search Procedure), que tem uma boa aceitação na literatura. Nos resultados, foi possível visualizar as soluções encontradas pela técnica e o tempo gasto ao executar as instâncias. Através do framework, foi possível visualizar e analisar as soluções geradas, o que permitiu verificar o impacto das soluções aplicadas ao problema.
Palavras-chave
framework; problema de sequenciamento de contêiner; terminais portuários
Texto completo:
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 6346. Contêineres de carga: códigos, identificação e marcação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
AHMED, E.; EL-ABBASY, M. S.; ZAYED, T.; ALFALAH, G.; ALKASS, S. Synchronized scheduling model for container terminals using simulated double-cycling strategy. Computers & Industrial Engineering, v. 154, 107118, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2021.107118.
BRASIL. Ministério da Economia. Comex Stat. Exportação e importação geral. Brasília, DF: Ministério da Economia, 2021. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral. Acesso em: 20 set. 2021.
DING, Y.; WEI, X.-J.; YANG, Y.; GU, T.-Y. Decision support based automatic container sequencing system using heuristic rules. Cluster Computing, v. 20, n. 1, p. 239-252, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s10586-016-0678-2.
FIRMINO, A. S.; SILVA, R. M. A.; TIMES, V. C. A reactive GRASP metaheuristic for the container retrieval problem to reduce crane’s working time. Journal of Heuristics, v. 25, n. 2, p. 141-173, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10732-018-9390-0.
HE, X.; WANG, S.; ZHENG, J. A hybrid heuristic algorithm for integrated large-capacity quay crane scheduling problem. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER RESEARCH AND DEVELOPMENT, 3., 2011, Shanghai. Proceedings […]. Shanghai: IEEE, 2011. p. 309-312. DOI: https://doi.org/10.1109/ICCRD.2011.5764026.
KITCHENHAM, B.; BRERETON, O. P.; BUDGEN, D.; TURNER, M.; BAILEY, J.; LINKMAN, S. Systematic literature reviews in software engineering: a systematic literature review. Information and Software Technology, v. 51, n. 1, p. 7-15, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.infsof.2008.09.009.
LEE, C.-Y.; LIU, M.; CHU, C. Optimal algorithm for the general quay crane double-cycling problem. Transportation Science, v. 49, n. 4, p. 957-967, 2015. DOI: https://doi.org/10.1287/trsc.2014.0563.
LIU, M.; CHU, F.; ZHANG, Z.; CHU, C. A polynomial-time heuristic for the quay crane double-cycling problem with internal-reshuffling operations. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 81, p. 52-74, 2015a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tre.2015.06.009.
LIU, M.; WANG, S.; CHU, C.; ZHENG, F. A branch-and-price framework for the general double-cycling problem with internal-reshuffles. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON NETWORKING, SENSING AND CONTROL, 12., 2015, Taipei. Proceedings […]. Taipei: IEEE, 2015b. p. 304-308. DOI: https://doi.org/10.1109/ICNSC.2015.7116053.
MEISEL, F.; WICHMANN, M. Container sequencing for quay cranes with internal reshuffles. OR Spectrum, v. 32, n. 3, p. 569-591, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s00291-009-0191-6.
RESENDE, M. G. C.; RIBEIRO, C. C. Greedy randomized adaptive search procedures: advances, hybridizations, and applications. In: GENDREAU, M.; POTVIN, J.-Y. (ed.). Handbook of metaheuristics. Boston: Springer, 2010. p. 283-319. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-1665-5_10.
ZHANG, H.; KIM, K. H. Maximizing the number of dual-cycle operations of quay cranes in container terminals. Computers & Industrial Engineering, v. 56, n. 3, p. 979-992, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2008.09.008.
ZHENG, F.; PANG, Y.; LIU, M.; XU, Y. Dynamic programming algorithms for the general quay crane double-cycling problem with internal-reshuffles. Journal of Combinatorial Optimization, v. 39, n. 3, p. 708-724, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10878-019-00508-9.
Visitas a este artigo: 1108
Total de downloads do artigo: 598