Framework para apoiar especialistas no problema de sequenciamento de contêiner em terminais portuários

Mayrton Dias de Queiroz

ORCID iD Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Brasil

Ricardo Martins de Abreu Silva

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Brasil

Resumo

Com a utilização de contêineres em terminais portuários, surge o desafio de manipulá-los com intuito de obter um menor tempo para realização das operações. Entre os problemas encontrados nesse contexto, é possível destacar o problema de sequenciamento de contêiner, que busca determinar uma sequência de operações com os contêineres realizadas entre o navio e o pátio através dos guindastes. Frente à quantidade de algoritmos de otimização encontrados na literatura, é necessária uma estratégia que possibilite a construção de soluções. O objetivo deste trabalho consiste em identificar uma alternativa capaz de auxiliar os especialistas na construção de soluções. Com a revisão da literatura, foi possível observar a necessidade de um framework que fosse genérico e de fácil integração. Para verificar o comportamento do framework, foi integrado a este a meta-heurística GRASP (Greedy Randomized Adaptive Search Procedure), que tem uma boa aceitação na literatura. Nos resultados, foi possível visualizar as soluções encontradas pela técnica e o tempo gasto ao executar as instâncias. Através do framework, foi possível visualizar e analisar as soluções geradas, o que permitiu verificar o impacto das soluções aplicadas ao problema.

Palavras-chave


framework; problema de sequenciamento de contêiner; terminais portuários


Texto completo:

Referências


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 6346. Contêineres de carga: códigos, identificação e marcação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

AHMED, E.; EL-ABBASY, M. S.; ZAYED, T.; ALFALAH, G.; ALKASS, S. Synchronized scheduling model for container terminals using simulated double-cycling strategy. Computers & Industrial Engineering, v. 154, 107118, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2021.107118.

BRASIL. Ministério da Economia. Comex Stat. Exportação e importação geral. Brasília, DF: Ministério da Economia, 2021. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral. Acesso em: 20 set. 2021.

DING, Y.; WEI, X.-J.; YANG, Y.; GU, T.-Y. Decision support based automatic container sequencing system using heuristic rules. Cluster Computing, v. 20, n. 1, p. 239-252, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s10586-016-0678-2.

FIRMINO, A. S.; SILVA, R. M. A.; TIMES, V. C. A reactive GRASP metaheuristic for the container retrieval problem to reduce crane’s working time. Journal of Heuristics, v. 25, n. 2, p. 141-173, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10732-018-9390-0.

HE, X.; WANG, S.; ZHENG, J. A hybrid heuristic algorithm for integrated large-capacity quay crane scheduling problem. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER RESEARCH AND DEVELOPMENT, 3., 2011, Shanghai. Proceedings […]. Shanghai: IEEE, 2011. p. 309-312. DOI: https://doi.org/10.1109/ICCRD.2011.5764026.

KITCHENHAM, B.; BRERETON, O. P.; BUDGEN, D.; TURNER, M.; BAILEY, J.; LINKMAN, S. Systematic literature reviews in software engineering: a systematic literature review. Information and Software Technology, v. 51, n. 1, p. 7-15, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.infsof.2008.09.009.

LEE, C.-Y.; LIU, M.; CHU, C. Optimal algorithm for the general quay crane double-cycling problem. Transportation Science, v. 49, n. 4, p. 957-967, 2015. DOI: https://doi.org/10.1287/trsc.2014.0563.

LIU, M.; CHU, F.; ZHANG, Z.; CHU, C. A polynomial-time heuristic for the quay crane double-cycling problem with internal-reshuffling operations. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 81, p. 52-74, 2015a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tre.2015.06.009.

LIU, M.; WANG, S.; CHU, C.; ZHENG, F. A branch-and-price framework for the general double-cycling problem with internal-reshuffles. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON NETWORKING, SENSING AND CONTROL, 12., 2015, Taipei. Proceedings […]. Taipei: IEEE, 2015b. p. 304-308. DOI: https://doi.org/10.1109/ICNSC.2015.7116053.

MEISEL, F.; WICHMANN, M. Container sequencing for quay cranes with internal reshuffles. OR Spectrum, v. 32, n. 3, p. 569-591, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s00291-009-0191-6.

RESENDE, M. G. C.; RIBEIRO, C. C. Greedy randomized adaptive search procedures: advances, hybridizations, and applications. In: GENDREAU, M.; POTVIN, J.-Y. (ed.). Handbook of metaheuristics. Boston: Springer, 2010. p. 283-319. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-1665-5_10.

ZHANG, H.; KIM, K. H. Maximizing the number of dual-cycle operations of quay cranes in container terminals. Computers & Industrial Engineering, v. 56, n. 3, p. 979-992, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2008.09.008.

ZHENG, F.; PANG, Y.; LIU, M.; XU, Y. Dynamic programming algorithms for the general quay crane double-cycling problem with internal-reshuffles. Journal of Combinatorial Optimization, v. 39, n. 3, p. 708-724, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10878-019-00508-9.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2022id6730

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1116

Total de downloads do artigo: 605