Sobre seres humanos e máquinas: as invisíveis fronteiras técnicas, éticas e estéticas das inteligências no futuro do agora

Emmanoel de Almeida Rufino

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Brian Ferreira Marinho

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Anália Beatriz Correia de Morais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este estudo assume como objeto o fenômeno da interação entre seres humanos e máquinas e seus sucedâneos a partir dos fundamentos da técnica, da ética e da estética. O estudo está contextualizado no horizonte contemporâneo do ciberespaço, considerando que o advento das tecnologias digitais e o avanço sem precedente dos inventos tecnológicos estabelecem desafios ao diálogo entre técnica, ética e estética que, se não são inéditos na história, têm graves implicações no desenrolar da experiência de desenvolvimento civilizatório promovida em esfera global. Revisando algumas fontes teóricas (especialmente na filosofia, nas ciências sociais e na literatura) que se dedicam – direta ou indiretamente – a essa problemática, a conclusão da análise trouxe a compreensão de que o progresso de qualquer civilização humana não se constrói apenas com o desenvolvimento da técnica e dos produtos tecnológicos que lhe são derivados: os tratos ético e estético são igualmente importantes para firmar práticas produtivas que não afetem as vidas que podem ser impactadas pelo saber fazer humano.

Palavras-chave


estética; ética; inteligência artificial; máquinas inteligentes


Texto completo:

Referências


ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2015.

ASIMOV, I. Eu, robô. São Paulo: Aleph, 2014.

BAUMAN, Z. Modernidade e holocausto. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Série Obras Escolhidas, v. 1).

BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

ÉSQUILO. Prometeu acorrentado. São Paulo: Martin Claret, 2019.

FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? Tradução: Agustín Apaza. 2015. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf. Acesso em: 7 dez. 2023.

FITZGERALD, F. S. O curioso caso de Benjamin Button. Tradução: Guilherme Kroll. São José do Rio Preto: Balão Editorial, 2015.

GOETHE, J. W. Fausto. Belo Horizonte: Garnier, 2002.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. Vol. 1. Tradução: Paulo Astor Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

HARARI, Y. N. Homo Deus: uma breve história do amanhã. Tradução: Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

KANT, I. Immanuel Kant: textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1985.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999a.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999b.

LÉVY, P. O que é virtual? Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

OLIVEIRA, D. F. Sobre humanos e máquinas: marcos epistêmicos, ontológicos e éticos para compreensão do ciborgue e aprendizagem humana na cultura digital. 2017. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9888. Acesso em: 7 jun. 2022.

PINHEIRO, N. A. M.; MATOS, E. A. S. Á.; BAZZO, W. A. Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o Ensino Médio. Revista Iberoamericana de Educación, n. 44, p. 147-165, 2007. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie44a08.htm. Acesso em: 7 jun. 2022.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Paulus, 2002.

SCHMITT, V. R.; MORRIS, J. W.; JENNEY, G. D. Fly-by-wire: a historical and design perspective. Warrendale: Society of Automotive Engineers, 1998.

SHELLEY, M. Frankenstein ou o Prometeu moderno. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

TEIXEIRA, J. F. O cérebro e o robô: inteligência artificial, biotecnologia e a nova ética. São Paulo: Paulus, 2015.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6696

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 792

Total de downloads do artigo: 584