O núcleo de estudos sobre gênero de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul: um espaço de resistência na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6601Palavras-chave:
Educação, Educação profissional e tecnológica, Gênero, Violência de gêneroResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre os núcleos de estudo sobre gênero de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, pesquisar suas ações e acolhidas e identificar desafios e potencialidades para a existência desses núcleos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados realizada por entrevistas semiestruturadas. As discussões foram produzidas à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam que o Núcleo mais antigo é de 2016. As entrevistadas demonstram desconhecer o ato de criação do núcleo, porém isso não impede que as ações dos núcleos ocorram. As atuações dos núcleos condizem com o objetivo de formação humana e integral dos Institutos Federais. Os desafios apontados são referentes à ausência de sala e de orçamento, porém o núcleo foi exaltado como espaço de acolhida e segurança. As importâncias do núcleo destacadas ressaltam que esses espaços devem ser fortalecidos pelas gestões e comunidade geral.
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