Estudo de viabilidade da geração fotovoltaica como fonte energética principal para a frota de veículos elétricos em Fernando de Noronha, Brasil

Lucas Nascimento de Sousa

Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) Brasil

Hilson Gomes Vilar de Andrade

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Brasil

Anderson Breno Sousa

ORCID iD Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) Brasil

Alvaro Antonio Villa Ochoa

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é dimensionar sistemas fotovoltaicos com as estações de recargas para atender a demanda de veículos elétricos e diminuir a quantidade de CO2 emitido para atmosfera. Para isso, foram avaliados os benefícios ambientais e financeiros com a implantação desses sistemas. Os dados obtidos foram coletados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e por pesquisas bibliográficas, que foram bases para o levantamento quantitativo, para traçar o perfil de consumo da frota de veículos e dimensionar os sistemas fotovoltaicos e as estações de recargas. Com a criação de sistemas fotovoltaicos com estações de recargas para veículos elétricos foi possível ter um fluxo de caixa acumulado de R$ 7.808.226,92 em 25 anos de operação e evitar a emissão de 79.644 tCO2 para a atmosfera.

Palavras-chave


Análise ambiental e financeira; Carbono zero; Energia renovável; Estação de recarga; Sistema fotovoltaico; Veículos elétricos


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6590

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