O ensino de trigonometria no ensino remoto: uma proposta de sala de aula invertida com o uso do Nearpod

José Marcos Ferreira Rocha

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

William de Souza Santos

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Este artigo visa propor uma aplicação da sala de aula invertida no ensino remoto, a partir do uso da plataforma Nearpod para o ensino do assunto de trigonometria, que é um ramo muito importante da matemática. Salienta-se que a pandemia da COVID-19 fez com que houvesse uma grande mudança no cenário educacional, em que as aulas antes presenciais tiveram que ser adaptadas para o ensino remoto. Na tentativa de melhorar a interação e a motivação dos alunos durante esse período de isolamento social, uma estratégia que pode ser adotada é a utilização da sala de aula invertida. A metodologia adotada baseia-se numa abordagem qualitativa de caráter exploratório na construção de uma sequência didática que servirá como referencial para professores de matemática. Por fim, como resultado é apresentado uma proposta para o ensino de trigonometria e as potencialidades da Nearpod para uma prática da sala de aula invertida. 

Palavras-chave


Ensino Remoto; Matemática; Nearpod; Sala de aula invertida; Trigonometria


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6419

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