Considerações a respeito da determinação dos parâmetros de estabilidade através de processos simplificados em estruturas de concreto armado

Daniel Torres Filho

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

Os efeitos de segunda ordem surgem nas estruturas em função dos deslocamentos sofridos a partir da aplicação dos carregamentos. Esses efeitos podem ser significativos ou não. Para a determinação deles, é possível adotar processos simplificados ou sofisticados. Em alguns tipos de estruturas, devido ao seu arranjo estrutural, entre outras considerações, é possível que os processos tidos como simplificados possam não produzir resultados satisfatórios, como o coeficiente GamaZ. Para o engenheiro projetista, é necessário saber quando essa variação é decisiva e quanto isso pode significar para a estabilidade do edifício. Neste trabalho, foram avaliados edifícios com pavimentos apresentando simetria e assimetria em planta. A fim de avaliar os efeitos com relação à altura, foram estudados edifícios com cinco e dez pavimentos. Para cada tipo de edifício foram determinados os coeficientes GamaZ para posterior comparação com outros parâmetros de estabilidade, como o FAVt e o obtido mediante o uso do processo P-Δ, em que ambos os processos consideram os efeitos das cargas verticais nas suas determinações. Como os efeitos da execução dos pavimentos podem ser contornados mediante o aumento da rigidez axial dos pilares, também foi avaliado o quanto esse artifício pode afetar na determinação dos efeitos de segunda ordem a partir dos processos simplificados. Após as análises, percebeu-se que o aumento na rigidez axial dos pilares não produziu alterações significativas entre os parâmetros de estabilidade. Pequenas variações foram observadas na comparação entre os parâmetros de estabilidade para os cenários analisados. A maior diferença entre os parâmetros surgiu quando o edifício apresentou assimetria em apenas uma direção.

Palavras-chave


coeficiente GamaZ; efeitos de segunda ordem; estabilidade global


Texto completo:

Referências


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

BUENO, M. M. E. Avaliação dos parâmetros de instabilidade global em estruturas de concreto armado. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4622. Acesso em: 10 out. 2021.

CAVALHEIRO, R. Análise da estabilidade global de edifício em concreto armado com os parâmetros γz e FAVt. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14486. Acesso em: 21 out. 2021.

KIMURA, A. E. Informática aplicada a estruturas de concreto armado. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

TQS-DOCS. Estabilidade global e 2ª ordem. 2018. Disponível em http://docs.tqs.com.br/Docs/Details?id=3155&language=pt-BR. Acesso em: 11 fev. 2021.

WORDELL, F. Avaliação da instabilidade global de edifícios altos. 2003. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Estruturas) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10167. Acesso em: 12 out. 2021.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6325

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 799

Total de downloads do artigo: 479