Considerações a respeito da determinação dos parâmetros de estabilidade através de processos simplificados em estruturas de concreto armado

Daniel Torres Filho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

Os efeitos de segunda ordem surgem nas estruturas a partir dos deslocamentos sofridos a partir da aplicação dos carregamentos. Esses efeitos podem ser significativos ou não. Para a determinação desses efeitos é possível adotar processos simplificados ou sofisticados. Em alguns tipos de estruturas, devido ao seu arranjo estrutural, entre outras considerações, é possível que os processos tidos como simplificados possam não produzir resultados satisfatórios, como o coeficiente GamaZ. Para o engenheiro projetista é necessário saber quando essa variação é decisiva e quanto isso pode significar para a estabilidade do edifício. Nesse trabalho foram avaliados edifícios com pavimentos apresentando simetria e assimetria em planta. Para avaliar os efeitos com relação à altura foram estudados edifícios com cinco e dez pavimentos. Para cada tipo de edifício foram determinados os coeficientes GamaZ para posterior comparação com outros parâmetros de estabilidade, como o FAVt e o obtido através do processo P-Δ, onde ambos os processos consideram os efeitos das cargas verticais nas suas determinações. Como os efeitos da execução dos pavimentos pode ser contornado através do aumento da rigidez axial dos pilares, também foi avaliado o quanto esse artifício pode afetar na determinação dos efeitos de segunda ordem a partir dos processos simplificados. Após as análises se percebeu que o aumento na rigidez axial dos pilares não produziu alterações significativas entre os parâmetros de estabilidade. Pequenas variações foram observadas quando da comparação entre os parâmetros de estabilidade para os senários analisados. A maior diferença entre os parâmetros surgiu quando o edifício apresentou assimetria em apenas uma direção.

Palavras-chave


Coeficiente GamaZ; Efeitos de Segunda Ordem; Estabilidade Global


Texto completo:

Referências


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

BUENO, M. M. E. Avaliação dos parâmetros de instabilidade global em estruturas de concreto armado. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4622. Acesso em: out. 2021.

BUENO, M. M. E. Considerações sobre o uso da rigidez equivalente para vigas e pilares nas análises não lineares em estruturas de concreto armado. Revista Interação Interdisciplinar, Mineiros. v. 1, n. 1, p.208-228, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/interacao/article/view/150. Aceso em: out. 2021.

CAVALHEIRO, R. Análise da estabilidade Global de edifício em concreto armado com os parâmetros γz e FAVt. 2016. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14486. Acesso em: out. 2021.

KIMURA, A. E. Informática aplicada a estruturas de concreto armado. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

WORDELL, F. Avaliação da instabilidade global de edifícios altos. 2003. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Estruturas) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10167. Acesso em: out. 2021.

TQS-Docs. Estabilidade global e 2ª ordem. Disponível em http://docs.tqs.com.br/Docs/Details?id=3155&language=pt-BR. Acesso em: fev. 2021.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6325

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 136

Total de downloads do artigo: 85