Percepções de alunos do ensino médio sobre abordagem de cultura nas aulas de língua inglesa

Francisco Edson de Freitas Lopes

ORCID iD Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Fabiana Ferreira de Queiroga Lins

ORCID iD Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Gilberlânia Soares da Silva

ORCID iD Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Resumo

Pesquisas em Linguística Aplicada destacam que as práticas escolares de ensino ainda não estão em sintonia com a atuação dos sujeitos no cenário social, conferindo-lhes pouco ou nenhum espaço para desenvolvimento de competências outras, como a cultural. Nesse contexto, este artigo investigou as percepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola pública de tempo integral da Paraíba, quanto à abordagem de cultura nas aulas de língua inglesa. Para tanto, discussões de autores como Webb (2009), Carr e Porfilio (2009), Leffa (2011), entre outros, fundamentaram este trabalho. A investigação quanti-qualitativa e exploratório-descritiva foi conduzida por meio da aplicação de um questionário direcionado a uma turma específica com 36 alunos. Os resultados apontaram para a necessidade de se repensar as práticas de ensino de língua estrangeira, do ponto de vista de uma abordagem efetiva de cultura que auxilie os aprendizes em seus processos de interação social com a língua.

Palavras-chave


abordagem de cultura; competência; ensino; língua estrangeira


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6281

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