C073: ferramenta para apoio ao ensino de programação usando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas

Thiago Gouveia

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Kerven Maciel Monteiro Albuquerque

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Júlia Davet Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Valéria Maria Bezerra Cavalcanti Maciel

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Atualmente, o ensino de disciplinas ligadas à Computação é fundamental nas mais diversas áreas do conhecimento. No entanto, é possível observar que os estudantes apresentam muitas dificuldades, especialmente em programação. Dentre as tentativas para superá-las, pode-se destacar a utilização de competições de programação, estratégias de gamificação, e Metodologias Ativas de Aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Este trabalho apresenta a ferramenta C073, desenvolvida para auxiliar tanto docentes quanto discentes na utilização da metodologia ABP em disciplinas de programação de computadores. O C073 é um juiz online, uma plataforma que permite aos usuários submeter programas para tentar solucionar um dos problemas do banco, corrigindo-os automaticamente. Um dos seus diferenciais é o módulo de cursos, no qual os docentes podem adicionar conteúdos e exercícios próprios ou da plataforma. Além disto, o C073 foi concebido explicitamente como ferramenta de apoio à ABP, e oferece opções eficazes para desafiar os problemas mais comuns enfrentados no processo de ensino-aprendizagem em programação, propiciando um acompanhamento mais eficiente e próximo do desempenho dos estudantes, uma maior contextualização para os exercícios propostos e um feedback rápido e preciso.

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino de programação; Juiz online


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5942

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