C073: ferramenta para apoio ao ensino de programação usando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5942Palavras-chave:
aprendizagem baseada em problemas, ensino de programação, juiz on-lineResumo
Atualmente, o ensino de disciplinas ligadas à Computação é fundamental nas mais diversas áreas do conhecimento. É possível observar, no entanto, que os estudantes apresentam muitas dificuldades, especialmente em Programação. Entre as tentativas para superá-las, podem-se destacar a utilização de competições de programação, estratégias de gamificação e Metodologias Ativas de Aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Este trabalho apresenta a ferramenta C073, desenvolvida para auxiliar tanto docentes quanto discentes na utilização da metodologia ABP em disciplinas de Programação de computadores. O C073 é um Juiz Online (JO), uma plataforma que permite aos usuários submeter programas para tentar solucionar um dos problemas do banco, corrigindo-os automaticamente. Um dos seus diferenciais é o módulo de cursos, no qual os docentes podem adicionar conteúdos e exercícios de sua autoria ou da própria plataforma. Além disso, o C073 foi concebido explicitamente como ferramenta de apoio à ABP e oferece opções eficazes para desafiar os problemas mais comuns enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em Programação, propiciando um acompanhamento mais eficiente e próximo do desempenho dos estudantes, uma maior contextualização para os exercícios propostos e um feedback rápido e preciso.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, K. M. M. S1M e C073: Ferramentas de apoio ao ensino de circuitos lógicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/368503537_S1M_e_C073_FERRAMENTAS_DE_APOIO_AO_ENSINO_DE_CIRCUITOS_LOGICOS. Acesso em: 14 fev. 2023.
ALVES, M. O.; MEDEIROS, F. P. A.; MELO, L. B. Levantamento do estado da arte sobre aprendizagem baseada em problemas na educação a distância e híbrida. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31., 2020, Natal. Anais [...]. Natal: SBC, 2020. p. 61-71. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.61.
BENNEDSEN, J.; CASPERSEN, M. E. Failure rates in introductory programming. ACM SIGCSE Bulletin, v. 39, n. 2, p. 32-36, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/1272848.1272879.
BERGIN, S.; REILLY, R. The influence of motivation and comfort-level on learning to program. In: ANNUAL WORKSHOP OF THE PSYCHOLOGY OF PROGRAMMING INTEREST GROUP, 17., 2005, Brighton. Proceedings […]. Brighton: University of Sussex, 2005. p. 293-304. Disponível em: https://mural.maynoothuniversity.ie/8685/. Acesso em: 10 out. 2022.
BEZ, J. L.; TONIN, N. A.; RODEGHERI, P. R. URI Online Judge Academic: a tool for algorithms and programming classes. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SCIENCE & EDUCATION, 9., 2014, Vancouver. Proceedings […]. Vancouver: IEEE, 2014. p. 149-152. DOI: https://doi.org/10.1109/ICCSE.2014.6926445.
BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: creating excitement in the classroom. 1991 ASHE-ERIC Higher Education Reports. Washington, D.C.: ERIC Clearinghouse on Higher Education, The George Washington University, 1991. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED336049. Acesso em: 10 out. 2022.
BOSSE, Y.; GEROSA, M. A. Reprovações e trancamentos nas disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: um estudo preliminar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 23., 2015, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 426-435. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10259.
CADAVID, J. M.; CORCHO, A. F. P. Competitive programming and gamification as strategy to engage students in computer science courses. Revista ESPACIOS, v. 39, n. 35, p. 11-23, 2018. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a18v39n35/a18v39n35p11.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
CGI.br – COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Domicílios 2019: pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
COELHO, M. C.; GUEDES, A. M. A. Aprendizagem baseada em problemas aplicada à programação de computadores: um mapeamento sistemático. RENOTE, v. 18, n. 2, p. 570-580, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110298.
COSTA, E. B.; ROCHA, H. J. B. Programação numa abordagem de aprendizagem baseada em resolução de problemas e jogos: um mapeamento sistemático. In: SBGAMES, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Proceedings [...]. Foz do Iguaçu: SBC, 2018. p. 1216-1223. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoFull/188378.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
GALVÃO, L. S. G; FERNANDES, D. B. F.; GADELHA, B. F. Juiz online como ferramenta de apoio a uma metodologia de ensino híbrido em programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 26., 2016, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: SBC, 2016. p. 140-149. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.140.
GOMES, A.; MENDES, A. J. Learning to program - difficulties and solutions. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING EDUCATION (ICEE), 2007, Coimbra. Proceedings […]. Coimbra: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 2007. Disponível em: http://icee2007.dei.uc.pt/proceedings/papers/411.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
HUNG, W. The 9-step problem design process for problem-based learning: Application of the 3C3R model. Educational Research Review, v. 4, n. 2, p. 118-141, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2008.12.001.
IFPB – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Portal do Estudante. 2021. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/. Acesso em: 30 abr. 2021.
JENKINS, T. On the difficulty of learning to program. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE LTSN CENTRE FOR INFORMATION AND COMPUTER SCIENCES, 3., 2002, Leeds. Proceedings […]. Loughborough: Loughborough University, 2002. v. 4, p. 53-58. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.596.9994&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
KUMAR, A. N. Learning programming by solving problems. In: CASSEL, L.; REIS, R. A. (ed.). Informatics curricula and teaching methods. Boston: Springer, 2003. p. 29-39. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-35619-8_4.
MBODILA, M.; MUHANDJI, K. The use of ICT in Education: a comparison of traditional pedagogy and emerging pedagogy enabled by ICT's. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FRONTIERS IN EDUCATION: COMPUTER SCIENCE AND COMPUTER ENGINEERING (FECS), 2012, Las Vegas. Proceedings […]. Las Vegas: CSREA Press, 2012. p. 590-593. Disponível em: http://worldcomp-proceedings.com/proc/p2012/FEC2651.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
MILNE, I.; ROWE, G. Difficulties in learning and teaching programming: views of students and tutors. Education and Information Technologies, v. 7, n. 1, p. 55-66, 2002. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1015362608943.
MIRZAYANOV, M.; PAVLOVA, O.; MAVRIN, P.; MELNIKOV, R.; PLOTNIKOV, A.; PARFENOV, V.; STANKEVICH, A. Codeforces as an educational platform for learning programming in digitalization. Olympiads in Informatics, v. 14, p. 133-142, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15388/ioi.2020.10.
MOW, I. C. Issues and difficulties in teaching novice computer programming. In: ISKANDER, M. (ed.) Innovative techniques in instruction technology, e-learning, e-assessment, and education. Dordrecht: Springer, 2008. p. 199-204. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-8739-4_36.
OLIVEIRA, A. M. C. A.; SANTOS, S. C.; GARCIA, V. C. PBL in teaching computing: An overview of the last 15 years. In: 2013 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2013, Oklahoma City. Proceedings […]. Oklahoma City: IEEE, 2013. p. 267-272. DOI: https://doi.org/10.1109/FIE.2013.6684830.
OLIVEIRA, F. S.; SANTOS, S. PBLMaestro: a virtual learning environment for the implementation of problem-based learning approach in computer education. In: 2016 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2016, Erie. Proceedings […]. Erie: IEEE, 2016. p. 1-9. DOI: https://doi.org/10.1109/FIE.2016.7757388.
PRINCE, M. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x.
REVILLA, M. A.; MANZOOR, S.; LIU, R. Competitive learning in informatics: the UVa online judge experience. Olympiads in Informatics, v. 2, n. 10, p. 131-148, 2008. Disponível em: https://ioinformatics.org/journal/INFOL035.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008. DOI: https://doi.org/10.7476/9788576002970.
RODRIGUES, A. N. Um framework conceitual para implementação e gestão da abordagem PBL no ensino de Computação. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33637. Acesso em: 10 out. 2022.
SAVERY, J. R. Overview of problem-based learning: definitions and distinctions. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning (IJPBL), v. 1, n. 1, p. 9-20, 2006. DOI: https://doi.org/10.7771/1541-5015.1002.
SAVERY, J. R. Overview of problem-based learning: Definitions and distinctions. In: WALKER, A.; LEARY, H.; HMELO-SILVER, C. E.; ERTMER, P. A. Essential readings in problem-based learning: Exploring and extending the legacy of Howard S. Barrows. West Lafayette: Purdue University Press, 2015. p. 5-15.
SOUZA, D. M.; BATISTA, M. H. S.; BARBOSA, E. F. Problemas e dificuldades no ensino de programação: um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, p. 39-52, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.39.
WASIK, S.; ANTCZAK, M.; BADURA, J.; LASKOWSKI, A.; STERNAL, T. A survey on online judge systems and their applications. ACM Computing Surveys (CSUR), v. 51, n. 1, p. 1-34, 2018. DOI: https://doi.org/10.1145/3143560.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.