Metodologia de um ensaio não destrutivo, baseado em medidas de tensão Hall, para determinação de descontinuidades em aços ao carbono

Rayssa Sousa de Andrade Toscano Lins

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Edgard de Macedo Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Resumo

Os ensaios não destrutivos são usados para avaliar a presença de descontinuidades que possam afetar a integridade de materiais em serviço. Esse é o motivo principal pelo qual eles são usados em manutenção para detectar defeitos. No presente trabalho, é estudada a potencialidade do uso da interação entre densidades de linhas de campo magnético e material para detecção de descontinuidades. Foram utilizadas para ensaio duas amostras de um aço SAE 1020 laminado, com dimensões de 30x40x12 mm – uma amostra sem furo e outra com um furo passante de 2 mm no centro da face de 30x40 mm. Essas amostras foram submetidas a campos externos de até 18,6 Oe. Um sensor de efeito Hall do tipo SS495A foi utilizado para medições das densidades das linhas de campo resultantes da interação entre o campo e o material. Os resultados mostram que a mudança de permeabilidade de um material em função da presença de uma descontinuidade pode ser detectada através das variações de medidas de densidade de linhas de campo. Um defeito padrão de 2 mm, utilizado em ensaios de ultrassom, foi detectado com a metodologia apresentada. A condição de detecção da descontinuidade para os diferentes aços ao carbono comum foi determinada a partir da aplicação do campo externo ideal encontrado.

Palavras-chave


Tensão Hall; Permeabilidade magnética; Ensaios não destrutivos


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p100-105

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2774

Total de downloads do artigo: 2338