Planejamento: da racionalidade hierárquica à dimensão intuitiva e democrática
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5841Palavras-chave:
planejamento empresarial, planejamento governamental, pensamento estratégicoResumo
O propósito deste ensaio é refletir sobre a evolução do planejamento estratégico enquanto instrumento de gestão que influencia a direção, escala e velocidade de transformações institucionais considerando os cenários de mudanças e incertezas nos campos social, político e econômico, dentro de uma lógica mais competitiva, em instituições empresariais e governamentais. Trata-se de um ensaio teórico, operacionalizado a partir de revisão de literatura sobre a atividade de planejamento, considerando a análise em quatro dimensões: Dimensão 1: visão tradicional do planejamento no âmbito empresarial; Dimensão 2: visão do planejamento incorporada ao contexto de pensamento estratégico; Dimensão 3: visão do planejamento no âmbito governamental em uma perspectiva econômico-orçamentária; Dimensão 4: visão do planejamento no âmbito governamental em uma perspectiva situacional. No limiar da bibliografia apresentada neste ensaio, é possível entender que o processo de planejamento nos âmbitos empresarial e governamental deve ultrapassar os limites de racionalidade, burocracia e prescrição e seguir dentro de uma lógica gerencial focada nos aspectos subjetivos da dimensão intuitiva, flexibilidade no curto prazo, com consistência no longo prazo, criatividade, inovação, construção da capacidade de aprendizagem, de forma a estabelecer uma atribuição mais eficiente da ação de planejamento em um contexto de pensamento estratégico global.
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