Vulnerabilidade à Engenharia Social: um estudo com alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

José Augusto Lopes Viana

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Antônio José Costa Alves

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Pedro Gustavo Santos de Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A Engenharia Social representa uma das maiores ameaças à segurança da informação. Por meio da manipulação de pessoas, agentes mal intencionados subtraem informações e bens de suas vítimas. Nesse contexto, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar como se apresenta a vulnerabilidade à Engenharia Social entre os discentes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Informática, Contabilidade e Edificações) do Instituto Federal da Paraíba, Campus Guarabira. Para tanto, foram aplicados 170 questionários on-line compostos por itens que verificavam o nível de vulnerabilidade desses alunos em três dimensões: persuasão, coleta de dados e fabricação. Os resultados mostraram que, de forma geral, os alunos apresentam um nível de vulnerabilidade baixo, porém com diferenças de comportamento entre grupos. Alunos do Curso Técnico em Informática e residentes na área urbana apresentaram, estatisticamente, um nível mais baixo de vulnerabilidade. Embora no contexto geral se observe tal resultado, quando se analisaram os itens do questionário separadamente, verificou-se que dois deles mostravam níveis acima do ponto médio da escala utilizada. Esses dois itens apresentavam situações relacionadas à retribuição de favores na internet e à criação de senhas de acesso a sistemas.

Palavras-chave


ameaças virtuais; crimes cibernéticos; persuasão; segurança da informação


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Referências


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