Critérios normativos para dimensionamento de ligações por parafusos passantes: avaliação experimental de protótipos
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5807Palavras-chave:
Madeira, Dimensionamento, Ligações, Parafusos passantesResumo
A revisão da norma brasileira norma NBR 7190 (ABNT, 1997) está em fase final e foram feitas alterações significativas nos critérios de dimensionamento de ligações. No caso de parafusos passantes submetidos a corte duplo para forças aplicadas na direção paralela às fibras, nota-se um aumento da resistência obtida a partir dos critérios de dimensionamento propostos, baseados na norma europeia EUROCODE 5 (CEN, 2004). O objetivo deste trabalho foi comparar resultados experimentais com os calculados pelos critérios das duas versões da norma. Nos testes, foram utilizadas duas espécies: Roxinho (Peltogyne spp.) e Marupá (Simarouba amara Aubl.), escolhidas por terem alta e baixa densidade, respectivamente. Os parafusos foram obtidos de barras de aço SAE 1020 com diâmetros de 10 mm e 16 mm. Os testes foram feitos em corpos de prova com 4 parafusos em corte duplo, força aplicada na direção paralela às fibras, seguindo as recomendações do projeto de norma ABNT PN02:126.10-001-4 (ABNT, 2020). Para cada espécie de madeira e diâmetro de parafuso foram feitos 12 testes (48 no total), metade sem porcas e arruelas. Os valores calculados pelos critérios da proposta de revisão tiveram melhor concordância com os resultados experimentais do que os obtidos pela norma vigente.
Downloads
Referências
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7190 – Projeto de estruturas de madeira. ABNT: Rio de Janeiro, 1997.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6892 – Materiais metálicos – Ensaio de Tração Parte 1: Método de ensaio à temperatura ambiente. ABNT: Rio de Janeiro, 2013.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. PN02:126-10 NBR 7190 – Projeto de estruturas de madeira (proposta de revisão). ABNT: Rio de Janeiro, 2020.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. PN02:126.10-001-4 - Método de ensaio para determinação da resistência e da rigidez de ligações com conectores mecânicos em estruturas de madeira (proposta de norma). ABNT: Rio de Janeiro, 2020.
CEN. EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. Eurocode 5 – Design of timber structures - Part 1-1: general rules and rules for buildings. Brussels: CEN, 2004. 123 p.
COUTO, N. G.; GÓES, J. L. N. Avaliação experimental da resistência de ligações madeira-aço com chapas laterais em corte duplo e parafusos sextavados passantes. In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA, 16., E CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA, 3., 2018, São Carlos . Anais... São Carlos: IBRAMEM, 2018. 13 p. Disponível em: http://soac.eesc.usp.br/index.php/ebramem/xviebramem/paper/view/1121/687. Acesso em: 18 out. 2019.
DIAS, A. A.; ASSUNÇÃO, C. H. S.; ALMEIDA, D. H. Comparação de critérios de dimensionamento de ligações por pinos em estruturas de madeira. In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA, 14., 2014, Natal. Anais... Natal: IBRAMEM, 2014. 10 p.
JOHANSEN, K. W. Theory of timber connections. International Association for Bridge and Structural Engineering, v. 9, p. 249-262, 1949.
MAIA, B. B.; GÓES, J. L. N. Resistência de ligações pregadas em madeira. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA, 2., E CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO, 2., 2017, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: UNNOBA, OSCM, Lat-Rilem, 2017. 12 p. Disponível em: https://clem-cimad2017.unnoba.edu.ar/papers/T6-18.pdf. Acesso em: 10 nov. 2019.
OLIVEIRA, M. A. M. Ligações com pinos metálicos em estruturas de madeira. 2001. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18134/tde-30032016-152053/pt-br.php. Acesso em: 16 nov. 2019.
PORTEOUS, J.; KERMANI, A. Structural Timber Design to Eurocode 5. Malden: Blackwell Publishing, 2007. 542 p.
SILVA JUNIOR, J.; GÓES, J. L. N. Avaliação experimental da resistência de ligações em madeira com parafusos passantes em corte duplo. In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA, 15., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: IBRAMEM, 2016. 10 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.