Formação inicial de professores: análise da evasão em cursos de Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5546Palavras-chave:
abandono escolar, educação a distância, evasão, formação de professores, pedagogiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir índices de evasão do curso de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), instituição de educação técnica e de nível superior, pública e gratuita, mantida pelo Governo Federal. Esta escrita integra uma investigação maior que discute motivos pelos quais alunos se evadem dos cursos de Formação Inicial de Professores; contextualiza, inicialmente, a legislação que trata da formação de professores, da criação do IFSP e do oferecimento do curso de Pedagogia na instituição. Além disso, apresenta estudos relevantes que tratam da evasão na Educação Superior, obtidos por meio de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Na sequência, apresenta o tratamento estatístico dos dados de evasão dos cursos de Pedagogia no IFSP, disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha de 2017 até 2019. Esta pesquisa conclui que o número de alunos na modalidade a distância aumenta a cada ano e está reduzindo na modalidade presencial. No que se refere à taxa geral de evasão anual no IFSP, os dados demonstram também uma diminuição; porém, em nível nacional, essa taxa continua crescendo. Outras pesquisas devem ser conduzidas para auxiliar no entendimento dos reais motivos da evasão nesse curso.
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