Formação inicial de professores: análise da evasão em cursos de Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo

Ana Paula Faustino-Ferber

ORCID iD Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Brasil

Angela Maria Martins

ORCID iD Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) / Fundação Carlos Chagas (FCC) Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir índices de evasão do curso de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), instituição de educação técnica e de nível superior, pública e gratuita, mantida pelo Governo Federal. Esta escrita integra uma investigação maior que discute motivos pelos quais alunos se evadem dos cursos de Formação Inicial de Professores; contextualiza, inicialmente, a legislação que trata da formação de professores, da criação do IFSP e do oferecimento do curso de Pedagogia na instituição. Além disso, apresenta estudos relevantes que tratam da evasão na Educação Superior, obtidos por meio de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Na sequência, apresenta o tratamento estatístico dos dados de evasão dos cursos de Pedagogia no IFSP, disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha de 2017 até 2019. Esta pesquisa conclui que o número de alunos na modalidade a distância aumenta a cada ano e está reduzindo na modalidade presencial. No que se refere à taxa geral de evasão anual no IFSP, os dados demonstram também uma diminuição; porém, em nível nacional, essa taxa continua crescendo. Outras pesquisas devem ser conduzidas para auxiliar no entendimento dos reais motivos da evasão nesse curso.

Palavras-chave


abandono escolar; educação a distância; evasão; formação de professores; pedagogia


Texto completo:

Referências


ABED – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EAD.BR 2019/2020: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2021. Disponível em: https://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2019_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 31 mar. 2021.

ALVAREZ, K. R.; MATOS, R. P. Permanência e êxito escolar nos institutos federais. Ensino em Foco, v. 3, n. 6, p. 106-115, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.681.

BARROS, A. S. X.; FIGUEIREDO, A. S.; LUNA, W. A.; SILVA, E. F.; ALMEIDA, F. J.; SOUZA, L. S.; NASCIMENTO, D. A. A evasão discente no contexto dos cursos de licenciaturas em Matemática e Física do IFPB-CG. Revista Principia, João Pessoa, v. 48, p. 20-32, mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p20-32.

BRASIL. Decreto nº 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6095.htm. Acesso em: 1 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 6.545, de 30 de junho de 1978. Dispõe sobre a transformação das Escolas Técnicas Federais de Minas Gerais, do Paraná e Celso Suckow da Fonseca em Centros Federais de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1978. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6545.htm. Acesso em: 1 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 8.711, de 28 de setembro de 1993. Dispõe sobre a transformação da Escola Técnica Federal da Bahia em Centro Federal de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1989_1994/l8711.htm. Acesso em: 1 fev. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 1 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 1 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=110401-documento-orientador-evasao-retencao-vfinal&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha 2018; 2019; 2020. Brasília, DF: MEC, 2018-2020. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br. Acesso em: 16 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. v. 2, n. 2, nov. 2009. Brasília, DF: MEC, SETEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4151-revista-mec&category_slug=marco-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Superior. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília, DF: MEC, 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002240.pdf. Acesso em: 15 nov. 2020.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório de Auditoria Operacional em ações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF: TCU, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/3230992-Relatorio-de-auditoria.html. Acesso em: 24 abr. 2021.

CNE – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

CNE – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 15 abr. 2021.

CNE – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: CNE, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 1 fev. 2020.

CNE – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1 fev. 2020.

CALDAS, L. A formação de professores e a capacitação de trabalhadores da EPT. In: PACHECO, E. (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. Disponível em: https://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB34572A4A01345BC3D5404120. Acesso em: 11 dez. 2020.

CUNHA, E. R.; MOROSINI, M. C. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar, Belém, v. 7, n. 14, p. 82-89, ago./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/283. Acesso em: 5 jul. 2022.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002.

IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Comunicado nº 005/2017 – DGC/SPO – Subcomissão para Permanência e Êxito. São Paulo: IFSP, 2017. Disponível em: https://spo.ifsp.edu.br/images/phocadownload/DOCUMENTOS_MENU_LATERAL_FIXO/INSTITUCIONAL/COMUNICADOS/DGC/2017/Comunicado_005_Comissao_Permanencia_e_Exito.PDF. Acesso em: 23 jan. 2019.

IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Edital nº 198, de 12 de junho de 2020: Chamada Pública para captação de doação de doação de material de processamento de dados para uso dos discentes do Instituto Federal de São Paulo. São Paulo: IFSP, 2020a. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/prx/Edital_198_Chamada_Pblica_Doao_de_Computadores_para_uso_discente.pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.

IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Edital SPO.004, de 18 de fevereiro de 2021: Programa “Alunos Conectados” – RNP/MEC (CHIP). São Paulo: IFSP, 2021. Disponível em: https://spo.ifsp.edu.br/component/content/article?id=2576. Acesso em: 21 abr. 2021.

IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Instrução Normativa PRE/IFSP n.º 007, de 10 de julho de 2020. Estabelece diretrizes acerca da normatização dos Projetos de Inclusão Digital [...] durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da COVID-19. São Paulo: IFSP, 2020b. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/GcN3kGk1hFGFz1N/download. Acesso em: 9 fev. 2021.

IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Plano de Desenvolvimento Institucional – 2019-2023. São Paulo: IFSP, 2019. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/pdf/PDI1923/PDI-2019-2023_Aprovado-CONSUP-12.03.2019-valendo.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade. Acesso em: 19 abr. 2021.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Superior 2009; 2010; 2011; 2012; 2013; 2014; 2015; 2016; 2017; 2018 e 2019. Brasília, DF: INEP, 2009-2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 18 dez. 2020.

KOWALSKI A. R.; MATTAR, J.; BARBOSA, L. C.; BRANCO, L. S. A. Evasão no ensino superior a distância: revisão da literatura em língua portuguesa. Revista Científica em Educação a Distância, v. 10, n. 2, e983, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983.

LAHAM, S. A. D.; LEMES, S. S. Um estudo sobre as possíveis causas de evasão em curso de Licenciatura em Pedagogia a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 20, n. 3, p. 405-431, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9753.

LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. In: HORTA, C. E. R. (org.). Evasão no ensino superior brasileiro. Brasília, DF: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 2012. (Cadernos ABMES, 25). Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/Cadernos25.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACIEL, C. E.; CUNHA JÚNIOR, M.; LIMA, T. S. A produção científica sobre permanência e evasão na educação superior no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e198669, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945198669.

MORAES, G. H.; ALMEIDA, S. C. L.; ALVES, T. E. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica. Brasília, DF: Evobiz, 2018. Disponível em: http://dadosabertos.mec.gov.br/images/conteudo/pnp/2018/guia-referencia-2018.pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.

PACHECO, E. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, E. (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. Disponível em: https://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB34572A4A01345BC3D5404120. Acesso em: 11 dez. 2020.

SANTOS JUNIOR, J. S.; REAL, G. C. M.; OLIVEIRA, R. L. P. Aprimoramento da gestão acadêmica: intervenções e alternativas para controle da evasão estudantil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 14., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131993. Acesso em: 5 jul. 2022.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS), v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/. Acesso em: 5 jul. 2022.

SILVA FILHO, L. R. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO , M. B. C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007.

TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975. DOI: https://doi.org/10.3102%2F00346543045001089.

VITELLI, R. F.; FRITSCH, R. Evasão escolar na Educação superior: de que indicador estamos falando? Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n. 66, p. 908-937, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5546

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1209

Total de downloads do artigo: 986