- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Mídia advocacy: alternativa de prevenção ao uso de drogas
Resumo
Este trabalho contesta as duas vertentes de prevenção ao uso de drogas mais abordadas pelos meios de comunicação social: o discurso de “guerra às drogas” e as campanhas educativas, com o objetivo de apresentar uma alternativa midiática a essas intervenções, conhecida como mídia advocacy. A partir de uma pesquisa bibliográfica na Medline, de publicações do período de 1997 a 2009, discorre-se sobre o conteúdo de mídia advocacy nas publicações dessa base de dados. Conclui-se que essa estratégia se apresenta como uma alternativa eficiente de empoderamento das comunidades para influenciar quem tem o poder de implantar políticas públicas sobre drogas.
Palavras-chave
Mídia advocacy; Drogas; Políticas públicas
Texto completo:
Visitas a este artigo: 2538
Total de downloads do artigo: 1770