Síntese e avaliação da atividade antifúngica de compostos 2,3-Diidro-1,3,4-Oxadiazol sobre cepas de Candida albicans

Cledualdo Soares de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maurício Vicente

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Helivaldo Diógenes da Silva Sousa

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Edeltrudes de Oliveira Lima

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Infecções fúngicas superficiais, subcutâneas e sistêmicas têm aumentado gradualmente ao longo das últimas três décadas, levando a taxas consideráveis de morbidade e mortalidade. Entre as diferentes espécies de fungos, Candida albicans é a espécie mais frequentemente associada com lesões orais e tem sido a principal responsável por causar candidíase em pacientes imunocomprometidos e imunocompetentes. Este trabalho teve como objetivo a síntese de cinco novos compostos da classe 2,3-diidro-1,3,4-oxadiazol e a investigação de suas potencialidades antifúngicas frente a linhagens de Candida Albicans. Os compostos foram sintetizados por meio da reação de ciclização de N-acilhidrazonas com anidrido acético. As estruturas dos compostos foram devidamente caracterizadas por técnicas espectroscópicas de IV, RMN de 1 H, RMN de 13C. Todos os compostos foram submetidos a estudos de atividade antifúngica in vitro frente a cepas de Candida Albicans. Os compostos não apresentaram atividade antifúngica.

Palavras-chave


Síntese Orgânica; N-acilhidrazonas; 1,3,4-oxadiazol; Candida albicans


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p55-60

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2580

Total de downloads do artigo: 1767