Sistema seguidor solar microcontrolado
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p123-127Palavras-chave:
Energia fotovoltaica, Seguidor solar, ArduinoResumo
A demanda de energia elétrica é cada vez maior devido ao grande crescimento da população e do novo estilo de vida adotado pela sociedade moderna, cada vez mais industrializada. Nesse sentido, o consumo de energia vem apresentando um crescimento acelerado. Concomitantemente, a sociedade se movimenta no sentido de se conscientizar das alterações ocasionadas na natureza, e, assim, surge a necessidade de novos meios de geração de energia, menos impactantes ao meio ambiente, denominadas energias renováveis. Este artigo vem apresentar um sistema seguidor solar microcontrolado, que possibilita uma maior captação de energia em placas solares, pois as posiciona sempre com sua face voltada para o sol. O sistema de controle é baseado nas equações matemáticas cujos resultados são as posições do sol num dado dia e em uma dada hora. Estas coordenadas são calculadas e resultam no deslocamento da célula fotovoltaica por meio de um motor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.