Aplicativos móveis para pessoas com deficiência aplicando-se técnicas de ciência de contexto

Elisângela de Souza Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Cássio da Silva Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Indy Paula Soares Cordeiro e Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Hugo Feitosa de Figueirêdo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

O presente artigo apresenta um aplicativo que fornece serviços baseados em localização – LBS – Location-Based Services. O Acessibility foi concebido utilizando Ciência de Contexto, levando em consideração o contexto no qual o usuário está inserido, para disponibilizar as informações corretas e necessárias que auxiliem o usuário portador de necessidades físicas. Além disso, auxilia o usuário portador de necessidades visuais a se localizar dentro da estrutura do IFPB, Campus Monteiro, por meio de dispositivos móveis com uso da tecnologia NFC de localização, através de ondas de curto alcance e com o auxílio de síntese de voz. Outros dois aplicativos foram desenvolvidos, com o intuito de complementar o Acessibility: o WhiteBoard e o Partitura. O primeiro é voltado a alunos cujas deficiências são auditivas e motoras. É uma espécie de tela na qual os usuários que não dominam a linguagem de sinais ou que possuem limitação física para escrever com caneta podem interagir melhor com o professor. O segundo aplicativo é voltado a alunos cuja deficiência é intelectual e/ou motora e tem por objetivo principal auxiliar alunos do Curso de Música a inserir as notas musicais na partitura. Para que fosse desenvolvido um aplicativo útil e promissor, foram feitos estudos do mercado atual, além do mapeamento dos alunos portadores de deficiências no IFPB, campus Monteiro.

Palavras-chave


Computação ubíqua; Android; Ciência de contexto; Necessidades especiais; Localização


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p11-18

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