- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Diagnóstico da relação de gênero no IFPB com enfoque no Curso Técnico em Edificações
Resumo
A classe feminina vem tomando cada vez mais consciência sobre seus direitos sociais e ideias estigmatizadas nas mais diversas culturas que segregam os papéis masculino e feminino. Seguindo essa linha de raciocínio e instigada pela necessidade de entender o problema das relações misóginas que circundam a formação em Edificações no universo feminino, assim como o preconceito velado que está presente no dia a dia, por intermédio de dados, busca-se identificar se o IFPB – Campus Patos está nessa realidade. A pesquisa está dividida em duas etapas: estudo de gênero nos projetos de pesquisa e extensão do campus e levantamento de dados sobre o tema, para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Direcionada a entender gênero na Educação no Campus Patos, sobretudo no Curso Técnico em Edificações, a pesquisa mostra como essa relação social muda ao longo dos anos. Deste modo, proporciona-se um diagnóstico do Curso de Edificações do Campus Patos.
Palavras-chave
educação; feminismo; gênero
Texto completo:
Referências
ARAÚJO, Z. K. C. C. F. Leituras literárias contemporâneas e crítica de gênero: signos de empoderamento, sororidade e empatia na escrita de Chimamanda Ngozi Adichie. Projeto de pesquisa. IFPB, Campus Patos, 2019. [Consultado na Biblioteca do IFPB Campus Patos].
BELO, R. P. Gênero e profissão: análise das justificativas sobre as profissões socialmente adequadas para homens e mulheres. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade Federal da Paraí¬ba, João Pessoa, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7006. Acesso em: 3 mar. 2020.
BRASIL. Decreto Federal nº 7.247, de 19 de abril de 1879. Reforma o ensino primario e secundario no municipio da Côrte e o superior em todo o Imperio. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html. Acesso em: 15 set. 2020.
BRUSCHINI, M. C. A. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Caderno de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 537-572, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300003.
CANDEIA, B. L. Diagnóstico rápido participativo através de ações integradoras no âmbito das relações de gênero, juventude e melhor idade, no distrito de Santa Gertrude, município de Patos-PB. Projeto de Extensão. IFPB, Campus Patos, 2018. [Acesso in loco na Coordenação de Extensão do IFPB Campus Patos].
CARVALHO, M. E. P.; RABAY, G. L. F. Gênero e educação: apontamentos sobre o tema. João Pessoa: Editora UFPB, 2013.
FRIEDAN, B. A mística feminina. Tradução de Áurea B. Weissenberg. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv62715.pdf. Acesso em: 4 ago. 2020.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2018. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2018.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA E APLICADA. Retrato das desigualdades de gênero e raça. 4. ed. Brasília: IPEA, 2011. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/retrato/pdf/revista.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
SANTANA, R. F. Algumas considerações sobre o feminismo. In: CRUZ, M. H. S; DIAS, A. F. (org.). Educação e igualdade de gênero. São Paulo: Paco Editorial, 2015.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Recife: Educação e Realidade, 1995.
SILVA, R. S.; COSTA, B. S.; GOMES NETO, D. P. Análise dos alunos ingressantes no curso técnico em Edificações do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto. In: CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO (CONNEPI), 11., 2016, Maceió. Anais [...]. Maceió: IFAL, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/790. Acesso em: 29 jan. 2020.
Visitas a este artigo: 1253
Total de downloads do artigo: 731