Reflexões sobre prática de ensino de literatura mais interativa a partir do uso de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5317Palavras-chave:
ensino, interatividade, intersemiose, literatura, tecnologiaResumo
Na perspectiva de contínua revisão de práxis metodológica do ensino, aqui especificamente da abordagem da literatura, nossa proposta de trabalho se insere. Com o avanço e a acessibilidade das tecnologias voltadas para o desenvolvimento educacional, pensar softwares educacionais como ferramentas didático-metodológicas tem se tornado uma realidade nas salas de aulas brasileiras. Este trabalho parte da seguinte questão-problema, formulada frequentemente por professores e estudiosos: como tornar as aulas de literatura para alunos recém-ingressos no ensino médio mais dinâmicas e interativas? A fim de trazer reflexões pertinentes para essa questão, de modo geral, tivemos como objetivo desenvolver plugins interativos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle para tornar as aulas de literatura mais dinâmicas. Metodologicamente, para o alcance dessa meta, foram elaboradas apostilas que foram convertidas em plugins interativos, com destaque para o Drag and Drop into image. Como resultados imediatos, foram vislumbradas maior audiência às aulas e participação mais flagrante por parte dos alunos, na lógica da estética da recepção, conforme Jauss (2002), com a consequente dinamicidade no ato de ministração das aulas tendo em vista a inserção tecnológica na abordagem de conteúdos de natureza mais teórica. Nossa perspectiva está fundamentada em Barros (2007), Mercado (2002), Lucas (2001), Cirne (1973), Plaza (1987), entre outros.
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