Isótopos estáveis da água e o balanço hídrico em açudes

Jonathan Alves Rebouças

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Brasil

Resumo

Os estudos sobre balanço hídrico em regiões semiáridas são uma fonte fecunda de novas alternativas para o cálculo de seus componentes. Dentre os componentes do balanço hídrico, o mais desafiador para os gestores é a evaporação. O uso de isótopos estáveis para o cálculo da evaporação em rios e açudes é uma prática que já tem mais de 50 anos, mas que continua em constante renovação. Esse trabalho faz um panorama de como andam as pesquisas nessa área no Brasil e no mundo, proporcionando ao leitor a versão mais moderna do modelo isotópico para o cálculo da evaporação em lagos.

Palavras-chave


Isótopos; Balanço hídrico; Açudes.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p59-65

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2125

Total de downloads do artigo: 2190