Aplicação de modelos de ruptura de taludes como ferramenta auxiliar no desmonte de rochas em pedreira de Campina Grande-PB: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4934Palavras-chave:
Geologia estrutural, Modelo de ruptura, Talude, Perfuração e desmonte de rochasResumo
Na mineração, algumas das primeiras etapas do processo produtivo são a perfuração e o desmonte de rochas, as quais possuem vários parâmetros de análise para sua eficácia operacional, que visam redução de custos e maximização do lucro da lavra do bem mineral. Um desses parâmetros que muitas vezes não recebe a devida atenção é a geologia estrutural do maciço. Nesse contexto, este trabalho apresenta, com base em resultados práticos, os reflexos positivos sobre as operações de perfuração e desmonte de rochas, resultantes da identificação de modelos de ruptura de taludes, por meio de análise cinemática da geologia estrutural. A pesquisa foi realizada em duas etapas, uma teórica e outra prática, com estudo de caso em uma lavra localizada na cidade de Campina Grande-PB. A partir da amostragem das descontinuidades rochosas e do seu tratamento em softwares específicos, foi possível a identificação do modelo de ruptura predominante no talude. Os dados demonstraram que a utilização do modelo de ruptura na configuração do plano de fogo a ser utilizado resulta em melhoria operacional das atividades de perfuração e desmonte de rochas.
Downloads
Referências
CAVADAS, P. M. M. Optimização do Desmonte numa Mina a Céu Aberto com Aplicação de Air Decks. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente) – Universidade do Porto, Porto, 2012.
CORREIA, C. A. A. Desmonte de Rocha com Explosivos: Importância da Optimização. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente) ¬¬– Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, 2011.
GÓIS, J. et al. Manual do operador de explosivos: um guia de apoio para a formação. Coimbra: Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivo; Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora, 2011. 151 p.
GUAZZELLI, S. R. et al. Análise de Custos das Operações de Perfuração e Desmonte de Rochas com a Utilização de Explosivos em Minas a Céu Aberto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MINA A CÉU ABERTO E MINA SUBTERRÂNEA - CBMINA, 7., 2012, Belo Horizonte. Anais (...). Belo Horizonte: IBRAM, 2012.
LILLO, J.; OYARZUN, R. Geología Estructural Aplicada a la Minería y Exploración Minera: Principios Básicos. Almadén: GEMM, 2013.
LLERA, J. M. P. et al. Manual de Perforacion y Voladura de Rocas. Madri: ETIMSA, 1987.
MENDES, M. L. Curso de Desmonte de Rochas por Explosivos: Formação de Blaster. Minas Gerais: [s. n.], 2015.
SILVA, V. C. Curso de Min 210 - Operações Mineiras. 2009. Apostila (Bacharelado em Engenharia de Minas). Ouro Preto: UFOP, 2009.
SILVA, V. C. Curso Min 112 - Operações Mineiras. 2011. Apostila (Bacharelado em Engenharia de Minas). Ouro Preto: UFOP, 2011.
SOUSA, L. Perfuração: Noções Básicas. UEMG, 2017. Disponível em: https://www.ebah.com.br/content/ABAAABVvAAL/perfuracao-nocoes-basicas. Acesso em: 15 abr. 2019.
WYLLIE, D. C.; MAH, C. W. Rock Slope Engineering Civil and Mining. Londres: Spon Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.