Do sensível às ideias: uma proposta de ensino de geometria, dos aspectos empíricos aos dedutivos
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p111-120Palavras-chave:
Geometria, Ensino de geometria, Geometrias espacial e planaResumo
Neste artigo – recorte de nossa dissertação de mestrado defendida no ano de 2015 –, fazemos uma revisão bibliográfica referente ao ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando reflexões teóricas da área de Educação Matemática. Preservando a originalidade da dissertação, propomos como objetivo trazer reflexões sobre uma proposta de ensino que privilegie inicialmente uma geometria empírica, atrelada ao cotidiano dos discentes, para, em seguida, abordar noções da geometria plana, uma vez que essa exige maior esforço para sua compreensão. Podemos apontar que o desenvolvimento de um trabalho de geometria pautado na exploração dos conceitos tridimensionais e no posterior estudo dos conteúdos da geometria plana pode contribuir para a aprendizagem, na medida em que o discurso dos discentes será naturalmente enriquecido em seu repertório, que passará a envolver noções e um léxico mais apropriado às geometrias plana e espacial.
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