Do sensível às ideias: uma proposta de ensino de geometria, dos aspectos empíricos aos dedutivos

André Ferreira Lima

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

José Joelson Pimentel Almeida

ORCID iD Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Resumo

Neste artigo – recorte de nossa dissertação de mestrado defendida no ano de 2015 –, fazemos uma revisão bibliográfica referente ao ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando reflexões teóricas da área de Educação Matemática. Preservando a originalidade da dissertação, propomos como objetivo trazer reflexões sobre uma proposta de ensino que privilegie inicialmente uma geometria empírica, atrelada ao cotidiano dos discentes, para, em seguida, abordar noções da geometria plana, uma vez que essa exige maior esforço para sua compreensão. Podemos apontar que o desenvolvimento de um trabalho de geometria pautado na exploração dos conceitos tridimensionais e no posterior estudo dos conteúdos da geometria plana pode contribuir para a aprendizagem, na medida em que o discurso dos discentes será naturalmente enriquecido em seu repertório, que passará a envolver noções e um léxico mais apropriado às geometrias plana e espacial.

Palavras-chave


Geometria; Ensino de geometria; Geometrias espacial e plana


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p111-120

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2020

Total de downloads do artigo: 1479